Skip links

Revista Invisibilidades, n.º 06 (novembro de 2014)

Na urgência de uma educação artística com uma postura radical perante as ofensivas do poder

ISSN 1647-0508

DOI 10.24981/16470508.6

Publicações APECV

Índice

05 | EDITORIAL
 A urgência da EDUCAÇÃO ARTÍSTICA enquanto acção agonística: como um terreno político, epistemológico/ontológico singular, alargado e plural
José Carlos de Paiva e Catarina Martins

DOI 10.24981/16470508.6​​.1

09 | ARTIGOS
10 | As Políticas Governamentais Brasileiras e sua influência na formação docente em Arte
Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva / Giovana Bianca Darolt Hillesheim

DOI 10.24981/16470508.6​​.2

22 | Afrontar el ‘estigma’ de la diferencia desde la comprensión de la cultura visual
Ana Cañete Correas / Fernando Hernández-Hernández

DOI 10.24981/16470508.6​​.3

35 | A urgência duma abordagem artística e teatral comunitária de qualidade
Isabel Bezelga

DOI 10.24981/16470508.6​​.4

44 | Práticas de Artes Visuais nas escolas: habituais ou ressignificadas?
Moema Martins Rebouças

DOI 10.24981/16470508.6​​.5

60 | Reflexões sobre o ensino de dança para alunos com Síndrome de Down
Mariana Baruco Machado Andraus / Flávia Pagliusi / Samuel Mendonça

DOI 10.24981/16470508.6​​.6

70 | Educação do Campo e o Ensino de Artes Visuais: contexturas
Fabiane Pianowski

DOI 10.24981/16470508.6​​.7

78 | Risco & Stroke – que lugar para o design de comunicação na formação de um jovem autor?
Raquel Morais

DOI 10.24981/16470508.6​​.8

99 | Os desafios teórico-metodológicos da abordagem da cultura popular no ensino de Arte na Educação Básica
Edite Colares O. Marques

DOI 10.24981/16470508.6​​.9

109 | Uma experiência educativa com o trabalho de mediação em artes visuais: primeiras considerações
Ana Emidia Sousa Rocha

DOI 10.24981/16470508.6​​.10

117 | Por que copiar Leonardo? O Ensino do Desenho como inscrição de uma Potência e a construção de subjetividades
Magda Silva

DOI 10.24981/16470508.6​​.11

127 | Potência poiética em cadernos de artista: do desenho ao movimento corporal
Mônica Medeiros Ribeiro / Mariana Silva Câmara

DOI 10.24981/16470508.6​​.12

141 | Intensificando a Renda de Bilro: o caso da Associação das Rendeiras dos Morros da Mariana
Marcia Toscan

DOI 10.24981/16470508.6​​.13

147 | Estar alerta. A construção de uma atitude.
Ana Sofia da Cunha Bessa Reis

DOI 10.24981/16470508.6​​.14

 

154 | ENTREVISTA
155 | Nacho Lavernia: el diseño de la paternidad en educación artística
Ricard Huerta

DOI 10.24981/16470508.6​​.15

 

166 | RESENHAS
167 | Georges Didi-Huberman, Atlas ou a Gaia Ciência Inquieta
Teresa Torres de Eça

DOI 10.24981/16470508.6​​.16

170 | Ações coletivas: Processos e condicionantes necessários.
Jesus Marmanillo Pereira

DOI 10.24981/16470508.6​​.17

 

 

175 | SECÇÃO ESPECIAL: HOMENAGEM A ELLIOT EISNER
176 | Evocación de Elliot Eisner
Fernando Hernández-Hernández

DOI 10.24981/16470508.6​​.18

178 | Elliot Eisner na Arte-Educação Global e em Portugal
Elisabete Oliveira

DOI 10.24981/16470508.6​​.19

181 | El código paterno del maestro Elliot W. Eisner
Ricard Huerta

10.24981/16470508.6​​.20
183 | Elliot Eisner desde el reconocimiento a la gratitud de una pedagogía de la interioridad
Roser Juanola

DOI 10.24981/16470508.6​​.21

187 | Educando a visão artística. Um agradecimento a Elliot Eisner
Maria Helena Vieira

DOI 10.24981/16470508.6​​.22

189 | Corpo e conhecimento em arte: contribuições de Elliot W. Eisner
Mônica M. Ribeiro

DOI 10.24981/16470508.6​​.23

191 | O ensino de Artes sob a égide da complexidade contemporânea
Cláudia Mariza Brandão

DOI 10.24981/16470508.6​​.24

Este site usa cookies para melhorar sua experiência na web.