Skip links

Bárbara Santos  e Eliane Patrícia Grandini Serrano

 

 

Bárbara Santos  e Eliane Patrícia Grandini Serrano

Experiências estéticas na aula de Arte: criação entre imagens e palavras

Universidade Estadual Paulista – UNESP Campus de São Paulo

Comunicação oral

 

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de compartilhar uma experiência estésica na aula de Arte de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da região noroeste do município de Campinas/SP, ocorrida no 2º semestre de 2023. Trata-se de um recorte da dissertação de mestrado desenvolvida na Universidade Estadual Paulista – UNESP Campus de São Paulo. A pesquisa foi realizada com os estudantes por meio do exercício do olhar, a partir de saídas fotográficas que aconteciam na própria escola e que foram produzidas com o celular dos alunos e, muitas vezes, com a câmera fotográfica que era utilizada junto com as intervenções. As fotografias produzidas pelos estudantes, objeto deste recorte, foram analisadas a partir da cartografia em Deleuze e Guattari, utilizando, especialmente, as ideias de linha e rizoma como possibilidades para a investigação das imagens e o posterior desdobramento delas. Ao mesmo tempo que as imagens se deslocam para pensar o Ensino de Arte, a palavra se apresenta como uma materialidade possível para o trabalho com os estudantes, à medida em que a criação entre imagens e palavras fortalece a experiência estésica a partir do contato entre imagens fotográficas e a palavra como texto imagético que alarga o campo expandido das conexões do corpo com a Arte. Portanto, o presente trabalho visa a contribuir para as discussões acerca da fotografia em sala de aula, por meio da experimentação de imagens e palavras com a finalidade de produzir sentidos, vivências significativas e criações em potência na formação dos estudantes e possibilita as conexões entre imagem, palavra, corpo e escola.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência na web.