Skip links

Exposição Professor Artista . Quinta da Cruz, Viseu, a partir de 18 de  maio de  2024

Exposição Professor Artista. Quinta da Cruz, Viseu, a partir de 18 de  maio de  2024

Curadoria: Teresa Eça e Rui Alexandre

ACEDER AO CATÁLOGO

Ser Professor de Artes Visuais implica uma prática artística constante; fazer da vida uma indagação permanente através das artes; desenhar ideias, pensamentos, experimentar técnicas, descobrir novos caminhos.

Ser professor é estar sempre a aprender.  Ser artista é estar sempre a explorar possibilidades de criação.  Através da arte somos professores, e, através da educação, experimentamos formas artísticas de relacionamento, de descoberta, de construção e de aprendizagem.

Com esta iniciativa a APECV  rende homenagem a uma artista, professora, que nos deixou memórias ricas de afetos, de singeleza, generosidade, e  sabedoria: a pintora Ana Bela Lacerda, a primeira professora artista que expôs no programa Arte e Educação da associação, em 2010, na sede da APECV  da rua do Heroísmo, no Porto.

A presente exposição pretende dar a conhecer o professor de artes visuais como artista. Muitos professores, para além do seu trabalho docente, dedicam-se a uma prática artística contínua, sendo, para eles, o processo artístico, um processo de reflexão constante, de inquietação e indagação.  Muitas vezes o fazer artístico   é assumido como um meio para entenderem a pedagogia das artes, na interseção entre a produção artística pessoal ou coletiva e o espaço educativo onde trabalham, encontrando estratégias, caminhos e possibilidades que influenciam, tanto a sua atuação como educadores, professores, trabalhadores sociais, como o seu trabalho plástico de atelier ou de artes comunitárias.

 

 

 

 

 

 

 

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência na web.