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Educação artística visual: currículo, pedagogia e a imagem em construção enquanto espaços da interculturalidade

 

Silvia Casian

APECV | CIAC-UAlg | CIEC-UM

A educação artística visual (EAV) tem um perfil multifacetado que reúne a universalidade da arte e as particularidades do contexto sociocultural em que se enquadra. A configuração das suas formas e dos objetivos varia conforme o tempo e a época histórica. O currículo expressa o caminho da educação englobando a principal orientação dos processos educativos e as metas para ser atingidas em termos de aprendizagens essências como respostas às necessidades da sociedade e do individuo. O conceito de pedagogia carateriza-se pela ideia de ajuda dada às crianças pelo(a) professor(a). No processo educativo o(a) professor(a) tem o poder de (re)orientar/organizar e transformar as direções curriculares em atividade pedagógicas efetivas e criativas. Na EAV identifica-se uma situação educacional inédita para o ensino geral – a comunicação entre o professor e o aluno através da imagem em construção. A interferência do(a) professor(a) nos processos de criação e receção de imagens pelos alunos manifesta-se implicitamente/explicitamente através dos métodos de ensino de elementos de linguagem visual, técnicas de arte e temáticas escolhidas. O que é importante neste caso é a interação entre o(a) professor(a) e o(a) aluno(a) que constroem em conjunto a imagem. A comunicação interativa e dialógica no processo de construção da imagem, a troca de opiniões e sugestões para compor os elementos e expressar ideias acontecem só numa atmosfera de confiança mútua e orientação responsável dos alunos respeitando a sua cultura e o seu nível de desenvolvimento. A construção da imagem nas aulas de EAV transforma-se em espaço de comunicação intercultural especial que interconecta processos distintos, a comunicação mediada pela imagem e a comunicação interpessoal direta, a comunicação visual e a comunicação verbal, e une alunos e professores respeitando a personalidade de cada um deles. Para que a comunicação pedagógica seja eficiente o(a) professor(a) necessita de competências interculturais que são uma das condições essenciais para estimular a criatividade dos seus alunos. Enquanto o currículo educacional nacional cria pontes entre culturas e disciplinas escolares, a pedagogia e a imagem em construção, caraterizam-se pela enfase nos aspetos da interculturalidade entre pessoas valorizando as semelhanças e educando a tolerância pelas diferenças entre pessoas. A interculturalidade emerge do conhecimento da nossa própria cultura e a arte intrinsecamente ligada à cultura é o espaço privilegiado para conhecermos a nos próprios e o outro. A conceção da imagem em construção como espaço da interculturalidade sustenta-se pela teoria sociocultural, pela teoria da aprendizagem e pela teoria da educação estética (artística) de Vygotsky reconhecidas como pilones importantes para o desenvolvimento da educação geral e da EAV para o seculo XXI.

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