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Cadernos Colaborativos

Projeto Internacional de Investigação

Título: Cadernos Colaborativos
Organização: APECV – ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES DE EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO VISUAL de Portugal
Período: 01/03/2012 a 31/6/2018
Responsável: Dª. Teresa Torres de Eça
Instituições participantes: APECV; ES Virgilio Ferreira, Lisboa, Portugal; ASSOL, Portugal;  IES de Mos e da Universidad de Vigo, Espanha, Faculdade de Educação da Universidade de Santiago de Compostela; Faculdade de Educação da Universidade Florida,  Espanha;  Faculdade de Educação da Universidade  de Lleida  , Espanha; Faculdade de Educação da Universidade de Jaén, Espanha; Faculdade de Design e Arquitetura da Universidade de Brasília, Brasil; Programa de Pós- Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Universidade Federal de São Paulo,  Brasil;  Faculdade de Educação de Belo Horizonte Brasil.

Resumo: Livros Colaborativos/ Cadernos Artivistas foi um Projeto de intercâmbio entre professores de artes visuais organizado entre 2012 e 2018 pela APECV e pelo grupo C3 , onde se explorou o conceito de livro colaborativo/ caderno artivista/livro de professor-artista ativista com estudantes de vários graus de ensino. Foram realizadas várias exposições em Portugal, Brasil e Espanha e uma publicação de conteúdo aberto sobre o projeto.

O Projeto Livros colaborativos/ cadernos artivistas, como proposta de investigação artística iniciou-se pelo grupo C3, em 2012 com a chamada para durante o congresso da International Society for Education through Art – InSEA em junho de 2012. Nesse congresso Teresa Eça; Maria Jesus Agra Pardiñas; Cristina Trigo e Emilia Lopes realizaram um workshop onde desenvolveram a ideia de ‘Livro colaborativos’ para fomentar o inquérito e a prática artística em contextos educativos. Como ponto de partida as facilitadoras usaram como exemplos o livro de artista colaborativo realizado por Teresa; Emília Lopes; Ana Bela Lacerda; Mag Lutz e Petra Weignart durante 2005-2007 e a experiência dos cadernos desenvolvidos por Maria Jesus Agra Pardinas no curso de formação de professores que ministrava na Universidade de Santiago de Compostela. Maria Jesus e Cristina Trigo tinham apresentado os cadernos como ferramenta de ação pedagógica e processo de investigação no congresso da rede Ibero Americana de Educação artística em 2008 em Beja, Portugal.

 

Na confluência destas experiências nasceu um programa bastante ambicioso. O projeto desenvolveu-se em comunidades alargadas e define-se no âmbito de praticas artísticas participativas. Uma primeira edição com 40 livros foi realizada na Oficina de encadernação da ASSOL ‘Devegarseencadernalonge’ em 2012 e em 2016 seguiu-se outra edição de 40 exemplares. Nestas duas primeiras edições adotou-se o conceito de livro colaborativo, porque se tratava de um livro de viagem, que passava de mão em mão, definido à partida por uma encadernação própria que continha um manual de instruções. O objeto livro era uma condição primária, como um livro em branco aberto às narrações diversas que pudessem aí caber nas mais variadas formas escritas e visuais. A primeira edição foi inaugurada num workshop para educadores artísticos realizado em Limassol, no dia 25 de junho de 2012. Durante seis anos os oitenta livros viajaram por vários países pela mão de artistas ou de professores de artes. Numa terceira fase o grupo experimentou o caderno como suporte, não o livro encadernado antes, mas sim um grupo de folhas soltas que se poderiam agrupar num caderno e fomentar a criação ou coesão de um grupo, ou comunidade. Os cadernos artivistas exploraram as potencialidades do caderno partilhado como objeto artístico e estratégia pedagógica em contextos ativistas. Utilizando a justaposição das palavras arte e ativismo, articulando propósitos artísticos e políticos, para estimular ações de resistência e de subversão, através da pluralidade das narrativas visuais produzidas por várias pessoas. Por resistência e subversão entendia-se a oportunidade de uma pessoa se poder exprimir graficamente durante um tempo indeterminado em condições não controladas para um grupo que se criava com o caderno.

 

Participantes

Artistas e Professores de vários países (Letónia; Sérvia, Itália; Chipre; Finlândia; Alemanha; Espanha; Portugal; Austrália; Brasil; México e Taiwan); Estudantes de escolas do primeiro ciclo, terceiro ciclo e ensino secundário de Portugal liderados por Rita Basílio e professoras da APECV; Clientes da ASSOL- Oliveira de Frades; Estudantes do IES de Mos e da Universidad de Vigo, Espanha, liderados por Blanca González y Rut Martínez; Estudantes da Faculdade de Educação da Universidade de Santiago de Compostela liderados por Maria Jesus Agra e Cristina Trigo, Espanha; Estudantes da Faculdade de Educação da Universidade Florida ,Valencia liderados por Dolores Soto ; Espanha: Estudantes da Faculdade de Educação da Universidade  de Lleida liderados por Gloria Jove , Espanha; Estudantes da Faculdade de Educação da Universidade  de Jaén liderados por Isabel Moreno, Espanha; Estudantes do curso de Design e também do curso de Arquitetura da Universidade de Brasília, Brasil liderados por Marisa Maass e Celia Matsunaga Estudantes do Programa de Pós- Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, Brasil liderados por Flavia Liberman e Estudantes da faculdade de Educação de Belo Horizonte Brasil liderados por Rosvita Kolb.

 

Exposições:

Universidade de Brasília, Brasil; Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, Brasil; Universidade Florida ,Valencia; Universidade de Lleida, Espanha; Universidade de Santiago de Compostela, Espanha; Biblioteca Municipal de Leiria; Biblioteca Municipal de Bragança; Galeria A Camponesa, Coimbra; Quinta da Cruz, Viseu; Faculdade de Belas Artes de Lisboa durante o congresso Matéria Prima; BIBLIOTEQUES INSÒLITES,  Campus de Cappont , Universitat de Lleida (UdL).

 

Obras:

 

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