
Projeto Internacional Coordenado pela APECV- Grupo de Investigação em Artes, Comunidade e Educação (GriArCE), a partir da ideia do colectivo C3.
Inicio: Janeiro 2021
Data prevista para o encerramento: Dezembro 2025
VER MAIS ( Página do Projeto)
Neste projeto internacional de investigação-ação participativa pretende-se estudar o impacto do fazer artístico com materiais e técnicas têxteis tais como o bordado e a tecelagem como elo de coesão social e ativismo ambiental. O projeto tem a duração de, pelo menos, 36 meses, com início em janeiro de 2021 sendo coordenado pelo Grupo de Investigação da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual. A metodologia aplicada é uma metodologia de investigação qualitativa, de raiz etnográfica e participativa a partir de histórias contadas através da arte e do design têxtil. Partimos de atos colaborativos de criação artística através das artes têxteis para descobrir conhecimento ancestral e abrir oportunidades para as artes e design como escultura social e valorização de identidades locais. Cada investigador dinamiza uma ação com um grupo de pessoas interessadas em colaborar, criando uma narrativa pessoal que exprima as suas ideias e opiniões sobre a ação humana no planeta Terra num tecido quadrado de 10×10 cm.
Palavras chave: Educação ambiental; justiça climática; artivismo; ativismo; participação cidadã; arte e design participativos; artes têxteis; artesanato; localização, transformação social.
Resumo: O Projeto Internacional Cartografias Têxteis, iniciado em 2021 e coordenado pelo Grupo de Investigação da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual integra coordenadores, artistas e educadores artísticos do Brasil; México; Austrália; África do Sul; Estados Unidos; Egipto; Arábia Saudita; Alemanha; Chipre; Namíbia, Índia; Japão; Canada; Irão, China; Espanha e Portugal em ações participativas a partir de histórias contadas através da arte e do design têxtil. O tema alicerça-se no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da agenda 2030 das Nações Unidas n.º 16, e pretende dar voz às comunidades através de narrativas têxteis como o bordado, num apelo coletivo pelo futuro do planeta e contra os conflitos sociais e ambientais que existem em vários lugares do mundo. Em 2024 cerca de 3000 pessoas de Universidades; Escolas; Grupos Culturais e Associações participaram no projeto. Foram realizadas 28 exposições em Portugal; Espanha; Egipto; Brasil;República Checa; Estados Unidos ; México; Canada , Chipre, Japão e Austrália. O projeto foi apresentado em ações de rua e apresentações ou workshops em congressos e outros eventos culturais.
Em 2023 foi publicado o catálogo de dois anos do projeto. Descarregar aqui em PDF

Atividades em Portugal
|
Convites
workshops
Reuniões com coordenadores internacionais
Exposições
|
Grupos Participantes em Portugal
|
|
As coordenadoras lançaram convites nos seus grupos para se associarem neste apelo global, bordando quadrados de tecido de 10 x10 cm. Com este desafio outros participantes podem experimentar a cadência contemplativa do bordado ou tecelagem como processo simbólico de ativismo através do artesanato. As obras oferecidas entre os grupos são expostas em exposições itinerantes.
O grupo da APECV integra educadores, professores, investigadores e artistas que enviaram quadrados para as exposições e que tem participado em ações pontuais ou dinamizado ações com estudantes. O grupo de Beja participou em 2022, constituído por alunas da Universidade Sénior de Beja com idades a partir dos 60 anos, das disciplinas de Bordados e Manualidades, que têm como preocupação a salvaguarda de práticas artesanais identitário de Portugal, especificamente do Baixo Alentejo. Desenvolveram um herbário têxtil de plantas do Alentejo. Como um apelo à proteção do planeta e da biodiversidade.
O grupo de Coimbra com a professora Maria do Carmo Almeida participou em 2021 com mensagens sobre sustentabilidade ambiental.
O grupo de Odivelas com a professora Augusta Gaspar desenvolveu uma manta para a Paz com a comunidade escolar do agrupamento e pessoas seniores da comunidade em 2024.
O grupo de participantes do Mantra da PAZ respondeu ao apelo de Ângela Saldanha, em 2022, para realizar uma obra coletiva com a palavra PAZ : professoras da APECV; grupo da Junta de freguesia de Grijó, em Vila Nova de Gaia; Associação Todos no Porto; Associação Pausa Possível (PP); Viseu Social e 28 IPSS na região do Centro articuladas pela PP para o festival Jardins Efémeros 2022.
Os grupos da Associação ABESA e Associação Atrozela, coordenado por Carla Martins, em Alcabideche desenvolveram temas como ‘ Solidão’ e ‘Todas as mãos têm um útero’ , eles iniciaram o projeto em 2023, e apresentaram o seu trabalho no Congresso da APECV em 2023, fizeram uma exposição internacional na junta de freguesia em 2024 e dinamizaram workshops para o público na Quinta Alegre em Lisboa em 2024.
O grupo coordenado por Ana Rocha com estudantes e comunidades de Almada iniciou em 2024.
E o grupo de Leiria coordenado por Filipa Rodrigues com estudantes do Politécnico e comunidades de Leiria iniciou em 2024.
A APECV organizou exposições e apresentações do projeto em Quinta da Cruz, Viseu, 2022; Centro de Artesanato, Faial 2022; Galeria Nacional de Praga em 2022; ESAS-Vila Nova de Gaia , 2024; Solstício 2024 na Quinta Oficina.
As coordenadoras da APECV, têm levado o projeto e os seus resultados a muitos eventos internacionais , e assim alargado a rede, por exemplo: Congresso Tecer Comunidades, Leiria 2024; Congresso Mundial da InSEA em Çannakkale 2023; Tasara Textile Arts Residency, Kozhikode em 2024; Talks da Contextile em 2024; Congrresso AFFRA em St Augustine University of Tanzania 2023; Congresso da World Alliance for Education through Art WAAE , Atenas, 2024, Congresso “Educação, transformação social e cidadania global: debates, caminhos e sentidos do político”, 6 e 7 de julho de 2023 na FPCEUP Porto, 30º Encontro da APECV em Odivelas. Portugal, maio de 2023 , WAAE Summit on Arts Education, na Madeira-Portugal 1-3 de março de 2023; no I Congreso Internacional de Educación Artística y Literaria: Proyectos interdisciplinares a debate, Santiago de Compostela-Espanha 16-18 de novembro de 2022; e na 8ª International Conference on planning, Strategy, sustainability and Recent Studies on Architecture and Art, Egipto em 21-25 de março de 2022.
Próximas Exposições: Chamada de Trabalhos:
VER AQUI
Convites
|
Estamos a convidar-te, porque sabemos que te preocupas com o planeta TERRA , que cuidas do ambiente e das pessoas e, porque és um agente de transformação.
Corta, tinge, cose, tece, borda,, …cria uma mensagem ativista sobre a justiça climática a partir de arte têxtil em quadrados de 10×10 cm.
Convida os teus amigos e familiares para se juntarem!
Se és professor(a) ou educador(a) convida os teus alunos e alunas.
Os trabalhos irão viajar para fazerem parte de exposições em vários países.
|
Exposição grupo Jaén 1, Funchal, 2 de março 2023 (Maria Paz: Ana Tirado e Maria Morales , de um dos grupos de Jaén , apresentam o projeto na Cimeira da World Alliance for Arts Education, no Conservatório regional do Funchal).
Ação em ODIVELAS, 2024/25
Escola Secundária da Ramada, projeto orientado pela professora Augusta Gaspar.
Mantra da Paz criado com vários membros da Comunidade de Odivelas


