Projeto Internacional Cartografias Têxteis, iniciado em 2021 pelo Grupo de Investigação da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual integra coordenadores artistas e educadores artísticos do Brasil; México; Austrália; África do Sul; Estados Unidos; Egipto; Alemanha; Namíbia, Espanha e Portugal em ações participativas a partir de histórias contadas através da arte e do design têxtil.
O tema alicerça-se no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da agenda 2030 das Nações Unidas nº 16, e pretende dar voz às comunidades através de narrativas têxteis como o bordado, num apelo coletivo pelo futuro do planeta e contra os conflitos sociais e ambientais que existem em vários lugares do mundo.
As coordenadoras lançaram convites nos seus grupos para se associarem neste apelo global, bordando quadrados de tecido de 10 x10 cm. Com este desafio outros participantes podem experimentar a cadência contemplativa do bordado ou tecelagem como processo simbólico de ativismo político através do artesanato. As obras oferecidas entre os grupos são expostas em exposições itinerantes.