Skip links

Seminário : Relatos e Perspetivas, VNGaia , 15 e 16 março 2025

Um Seminário Presencial cheio de convidados e de atividades artísticas! Pois não é só a ouvir e a falar que se aprende em artes, mas também metendo as mãos na massa.

Relatos e Perspetivas dos Diferentes Contextos das Artes na Educação

Seminário Presencial: 15 horas

Vila Nova de Gaia: 15 e 16 março 2025

 

Escola Secundária António Sérgio

Av. Nuno Álvares, 4400-233 Vila Nova de Gaia

Este seminário pretende dar resposta à necessidade de explorar conceitos e discutir estratégias do ensino das artes, tendo em conta a partilha dos saberes e das práticas dos participantes. O evento contará com convidados especialistas em educação artística e professores de artes visuais que queiram partilhar as suas experiências nestas áreas.

 

Acreditação 

O seminário está acreditado com 15 horas de formação  para Professores dos grupos 240, 530, 600 e 999 (mediante preenchimento do relatório). O seminário é gratuito, mas a obtenção do certificado tem um custo (Associados da APECV 45€ | Não associados 95€)

 

Programa

 

Dia 15 de março, sábado

10.3oh – 11.00h : Sessão de abertura: dinâmica de grupo para apresentações com desenhos em papel de arroz.

11.0oh – 11.30h: Linhas de Conversa de Corpo e Alma com Pedro Carvalho

Pedro Carvalho, professor na Escola Básica Frei João de Vila do Conde e membro da Associação Cultural Ventos e Tempestades  tem desenvolvido projetos inovadores conjugando matemática e dança.

 11.30h- 12.00h: Falando das Tecnologias com Artur Coelho
Conversa de Artur Coelho sobre “Tecnologia como Linguagem Estética nos contextos de Ensino Básico: Experimentar com Programação e Robótica”. Artur Coelho é professor no Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro.

12.00h: 13.00h: Um Metro Quadrado de Conversa com Ângela Saldanha e Teresa Eça.

Ângela Saldanha, é investigadora em educação artística, foi coordenadora do projeto AMASS, é Vice-presidente da APECV. Teresa Eça é presidente da APECV e coordenadora do Grupo de Investigação em Artes, Educação e Comunidade.

13.00h: 14.30h: Picnic : O  Picnic como atividade relacional pode ser uma atividade artística e pedagógica.

14.30h – 15.00h:  Conversa com César Paulo e Célia Ferreira  (Os dois vão trazer  à  baila temas como literacia visual, literacia multimédia e digital, AI, educação cultural, etc.)

César Paulo, secretário da APECV, representa as Associações Pedagógicas no do CNE. Célia Ferreira é tesoureira da APECV e tem investigado sobre o papel do artesanato e arte t~têxtil na educação

16.00h – 18.00h: Parlatório: Juntando as Conversas de papel de arroz com Ângela Saldanha e Teresa Eça.

 

Dia 16 de março: Deriva

10.00h : Ponto de encontro: Ponte  D.  Luís do lado de Gaia.

No domingo, abordaremos uma prática artística dos’internacional situacionistas’  chamada ‘Derive’.  Iremos numa deriva pelas ruas do Porto com o historiador José Gerós, professor  da Escola Secundária António Sérgio e falar de práticas pedagógicas baseadas nas Artes, com uma paragem para comer e terminamos num jardim no fim da deriva, possivelmente às 16. 00h.

 

Para quem pretender um certificado de formação, o relatório final será preenchido online .

Este site usa cookies para melhorar sua experiência na web.