Ângela Saldanha
Vice-Presidente da APECV
Doutorada em Educação Artística, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Mestre em Artes Visuais e Licenciada em Design, pela Universidade de Aveiro.
Ângela Saldanha realizou dois pós-doutoramentos em Média Arte Digital, como bolseira de investigação do Centro de Investigação em Artes e Comunicação, no pólo da Universidade Aberta, onde também lecionou.
Doutoranda em Arte Contemporânea na Universidade de Coimbra (com o curso de doutoramento concluído) e bolseira de investigação de Pós-doutoramento (PNPD/CAPES) do Programa de Pós-graduação em Design da Universidade de Brasília, Brasil.
Investigadora Principal do Projeto “AMASS – Acting on the Margins: Arts as Social Sculpture”, na Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual e no Projeto “NarcissusmeetsPandora”, no Conselho Europeu da International Society for Education through Art (InSEA).
Tem diversas formações académicas na área da multimédia, cerâmica e produção artística contemporânea. Enquanto artista expõe os seus trabalhos constantemente, a nível nacional e internacional. Normalmente trabalha em obras de teor ativista, de envolvimento comunitário e de reflexão crítica sobre a sociedade. Integra os coletivos: “C3” (grupo de ação e investigação em práticas artísticas interdisciplinares em Educação Artística), “1686” e “Ai ia” (pensamentos e ações artísticas). É vice-presidente da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual (APECV) e foi elemento do Conselho Europeu da International Society for Education through Art (InSEA), durante três mandatos. Autora de diversas publicações em edições de referência e elemento da equipa editorial e Comissão Científica em revistas e eventos nacionais e internacionais.
https://www.cienciavitae.pt/
ORCID ID: