A chamada de trabalhos está aberta em permanência. Pode submeter o seu artigo, em relação a um tema específico da revista (número especial) ou como um artigo aberto. Quando o manuscrito for submetido, será revisto pelo grupo editorial. Se considerado no âmbito da revista e potencialmente possuidor das qualidades para publicação, será enviado para revisão por pelo menos dois revisores. Os revisores irão rever o artigo e sugerir ao grupo editorial se deve ser aceite, aceite com pequenas revisões, aceite com grandes revisões, reenviado ou rejeitado. Com base nestas recomendações, o grupo editorial tomará as suas decisões no prazo de 3 a 4 meses. Em média, o tempo entre a submissão da versão final de um manuscrito aceite e a publicação é de dois meses.
Os autores devem enviar um ficheiro com o manuscrito sem referências autorais para a revisão cega e um ficheiro separado com biografia concisa (nome dos autores, afiliação, etc.)
Email para envio do manuscrito: invisibilidades@apecv.pt
Não serão cobradas quaisquer taxas aos autores por submeterem os artigos. O(s) autor(es) mantêm os direitos de autor da sua obra, o que lhes permite: publicar em parte ou na totalidade o seu artigo, com a necessária referência à publicação do artigo na revista Invisibilidades.
Tipologia de publicações
ARTIGOS ORIGINAIS (5.000 a 6.000 palavras)
Apresentam resultados originais/inéditos de uma investigação baseada em métodos de pesquisa qualitativos/quantitativos ou mistos, desenvolvida pelo(a) investigador(a) contribuindo com novos conhecimentos para a área de educação artística visual, artes, educação e áreas afins. A estrutura inclui secções como Introdução, Métodos, Resultados, Discussão e Conclusão, conforme as normas de publicação académica.
ARTIGOS DE REVISÃO (6.000 a 8.000 palavras)
Consolidam e analisam pesquisas já publicadas que incluem diferentes tipos de revisão (sistemática, narrativa ou integrativa) e atualizações temáticas para a área de educação artística visual, artes, educação, áreas afins e podem manter um carácter interdisciplinar.
ESTUDOS DE CASO: RELATOS DE PROCESSO ARTÍSTICO E/OU EDUCACIONAL (3.000 a 5.000 palavras)
Reflexões sobre uma experiência artística e pedagógica vivida, suportadas pela documentação relevante objetivamente provada, podem adquirir um formato de narrativas poético-pedagógicas sobre processos artísticos e educativos.
ENSAIO VISUAL (até 12 IMAGENS; 600 a 1.500 palavras)
Incluem narrativas visuais (composição e conteúdo), que expressam uma ideia sobre um tópico relevante para áreas das artes e da educação artística.
METODOLOGIAS E MÉTODOS: RELATOS SUCINTO OU COMPLEXOS (1.500 a 3000; 3.500 a 5000 palavras)
Artigos que apresentam novos métodos de investigação experimental, testes e procedimentos, descrevem a novidade e o impacto do método para adquirir conhecimento específico nas áreas de artes e educação.
Entrevista (3.000 a 4.000 palavras, incluindo todas as partes)
Entrevistas com profissionais (artistas, professores-artistas, etc.) das áreas das Artes Visuais, Cultura, Educação e áreas afins.
Condições para Submissão
Todas as submissões devem cumprir os seguintes requisitos:
- A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação junto de outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em “Comentários ao Editor”.
- Os artigos devem ter entre 4.000 a 8.000 palavras, incluindo referências e notas finais. Também se aceitam ensaios visuais entre 200 e 300 palavras e um máximo de 12 imagens.
- O ficheiro para submissão encontra-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB).
- Quando disponíveis, foram fornecidos URLs para as referências.
- O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (excepto em endereços URL);
- As figuras e tabelas estão inseridas no texto
- O texto segue os padrões de estilo da Norma Apa 7.0
- Um manuscrito sem referências aos autores foi submetido para assegurar a Revisão Cega por Pares.
- Caso se aplique, os autores asseguram que têm permissão para usar as imagens, figuras, tabelas ou outros materiais de autoria diversa no seu artigo
- Caso se aplique, os autores asseguram que têm permissão das pessoas representadas nas figuras do artigo, e que possui autorização escrita de cada um dos figurados ou dos seus tutores legais.
