Skip links

Jornadas “E Em Vez do Medo? A Escola” | Inscrições Abertas

Plano Nacional das Artes (PNA) em parceria com a Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual (APECV) organizam um programa de Jornadas de Formação Docente, que integra a Bienal Cultura e Educação #2, intitulado “E Em Vez do Medo? A Escola”, nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2026, no Centro Cultural de Belém (CCB). 

“E Em Vez do Medo? A Escola” é uma jornada de formação, acreditada para docentes de todos os grupos de recrutamento (progressão na carreira | 13 horas) e concebida como espaço de pensamento, partilha e criação em torno da ideia de coragem pedagógica – essa ação do coração que, nas palavras da curadora da Bienal, Marta Bernardes, transforma o medo em gesto, a sombra em farol, a inércia em comunhão.

Reunindo professores, mediadores, artistas, alunos, investigadores e decisores educativos e culturais, o encontro propõe-se pensar a escola enquanto polo cultural, lugar de criação e de cidadania estética, onde a arte e o pensamento são instrumentos de transformação social.

Durante dois dias, no Centro Cultural de Belém (Lisboa), serão apresentados três painéis temáticos, cada um estruturado em torno de uma questão-problema.

Os painéis integram conferências, debates, relatos de artistas/professores/jovens e atividades que apresentam práticas – oficinas, visitas e desafios – que permitirão perspetivar os temas dos painéis em ações e reflexões partilhadas, com vista a ativar diálogos propositivos e colaborativos entre pares.

A conferência “E Em Vez do Medo? A Escola” propõe-se, assim, restituir à escola o poder de imaginar, de criar, de sentir e de pensar criticamente, para que o medo não seja paralisia, mas ponto de partida para a coragem, individual e coletiva.
 
Painel 1 – O que pode a escola quando se indisciplina?
27 de fevereiro (14h30 – 19h00)

 Focado nos desafios internos da escola, este painel aborda a fragmentação curricular, as dificuldades de implementar um ensino transdisciplinar e a proposta de repensar a organização curricular. Discutem-se metodologias de projeto, culturas de cooperação e o papel da formação docente na transformação das práticas. Professores, artistas residentes e especialistas partilharão experiências de escolas que reinventam rotinas, tempos e espaços, assumindo a arte como prática regeneradora. As oficinas e visitas permitirão explorar metodologias colaborativas e interdisciplinares inspiradas na mediação cultural.

Painel 2 – O que pode uma escola sem muros?
28 de fevereiro (09h00 – 13h00)
 O segundo painel propõe pensar a escola como ecossistema expandido e espaço de encontro com o território. Incide sobre o papel de artistas, instituições culturais, municípios e comunidades na construção de redes de colaboração sustentável. Serão apresentados testemunhos e práticas de cocriação entre escolas e equipamentos culturais próximos, demonstrando como o gesto artístico pode reforçar pertença, ligação comunitária e responsabilidade partilhada. As atividades práticas incluem oficinas, visitas a parceiros culturais e desafios colaborativos.
 
Painel 3 – O que pode a escola no presente?
28 de fevereiro (14h30 – 19h00)
 Centrado nas crises contemporâneas, o painel interroga a escola como espaço capaz de transformar incerteza e os mal-estares contemporâneos em ações concretas e a emergência da escola como lugar seguro. Artistas e investigadores partilharão práticas que ajudam professores e alunos a responder a crises atuais através das artes, das humanidades e das ciências. As atividades desafiam os participantes a desenvolver projetos simbólicos e propostas de mediação sobre temas globais, convidando a escola a agir no presente com coragem e visão.

As atividades práticas desafiarão os participantes a desenvolver propostas de mediação e projetos de intervenção simbólica sobre temas globais, cruzando arte, ciência, epistemologias de coloniais e cidadania.

As inscrições deverão ser realizadas no seguinte link:

Valor da inscrição: 40 euros (inclui os 3 coffee breaks servidos, no CCB, durante os dias do evento)

Para informações adicionais, contactar centroformacaoalmadanegreiros@gmail.com (ou pna@pna.gov.pt).

NOTA IMPORTANTE: Inscrições limitadas, tendo em conta a dimensão das salas/auditório, assim como das dinâmicas das atividades em paralelo. Serão, em momento posterior a esta inscrição, disponibilizadas as inscrições nas oficinas, visitas e desafios.
Este site usa cookies para melhorar sua experiência na web.