Finalidades
Invisibilidades: Revista Ibero-Americana de Pesquisa em Educação, Cultura e Artes tem por finalidade publicar e divulgar trabalhos técnico-científicos e artísticos nas áreas de Educação Artística, Ensino de Arte e Design; Ensino Artístico; Arte Educação, Artes e Cultura, Arte e Tecnologia; Artes e Comunidade; Cultura Visual; Literacia Visual; Investigação baseada nas artes; Artes participativas; Educação cultural e temas correlatos. A revista garante conteúdos abertos para todos os números.
Periodicidade: 1 a 2 números por ano.
Idiomas
A Revista Invisibilidades aceita artigos em português; espanhol; francês; inglês e outras línguas de origem latina em casos especiais.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Política de Acesso Livre
Esta é uma publicação de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo é disponibilizado gratuitamente, sem custos para o utilizador ou para a sua instituição. Os utilizadores estão autorizados a ler, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou criar links para os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade lícita, sem pedir permissão prévia ao editor ou ao autor.
Política de repositório
A revista permite aos autores depositar a versão publicada do seu trabalho num repositório institucional ou outro à sua escolha.
Licenças/copyrights
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND 4.0. Este licenciamento permite que outros partilhem e adaptem o trabalho, para efeitos não comerciais, com o reconhecimento da autoria do trabalho.
Código de Conduta e Questões Éticas
A revista Invisibilidades adota o Código de Conduta e Boas Práticas da APECV ,
Este Código está alinhado com os ‘Principles of Transparency and Best Practice in Scholarly Publishing ( COPE)’. Qualquer questão relacionada com questões éticas da revista deve ser dirigida a este contacto: invisibilidades@apecv.pt
Política de Revisão Por Pares
Uma vez recebidas as propostas anónimas dos autores, a equipa editorial enviará no prazo de uma semana os manuscritos recebidos para serem avaliados por dois especialistas independentes . Os revisores não terão acesso ao nome dos autores (revisão cega) nem os autores(as) poderão conhecer a equipa que fez a revisão do seu texto. Os revisores irão avaliar as propostas em função das politicas e normas da revista e elaborar um parecer sobre o artigo a enviar no prazo de três semanas para a diretora da revista avaliando o artigo como 1) válido para publicação sem modificações; ou 2) válido para publicação com modificações (neste caso o avaliador envia as sugestões de melhoramento ou 3) artigo sem interesse para ser publicado na revista.
Para a publicação definitiva será necessária a valorização positiva de ambos. Caso não exista consenso entre os avaliadores será pedido um terceiro parecer a outro avaliador externo.
Após a chegada dos pareceres a equipa editorial informa os autores sobre a aceitação ou não dos artigos para a sua publicação, bem como dos pareceres e, se for o caso, das modificações sugeridas pelos avaliadores.
Números Especiais
A revista pode publicar números especiais temáticos recorrendo a Editores Convidados, tais números são devidamente identificados. Os editores convidados são aprovados pelo Conselho Editorial da revista. As credenciais dos editores convidados são verificadas pela Editoras permanentes.
Os artigos de edições especiais seguem o mesmo processo de revisão por pares e supervisão editorial que os artigos regulares. Os Editores Convidados são supervisionados pela Editora Chefe ou por uma das Editoras Permanentes.
Os artigos submetidos a uma edição especial pelo(s) editor(es) convidado(s) devem ser tratados através de um processo de revisão independente e não podem representar mais de 25% do total da edição.
Conflito de Interesse
Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar a avaliação de manuscritos. Ao submeter um manuscrito à avaliação, os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado o seu trabalho. Se os autores não tiverem certos do que pode constituir um potencial conflito de interesses, devem contactar a Equipe Editorial da Revista através do email: invisibilidades@apecv.pt. Os revisores devem informar os editores sobre quaisquer conflitos de interesse que possam afetar a sua opinião sobre o manuscrito.
Política de Apelação de Decisão Editorial
Os autores(as) podem, eventualmente, ter questionamentos ou discordâncias em relação às decisões editoriais. Os autores(as) poderão apresentar apelação por escrito ao e-mail: invisibilidades@apecv.pt, no prazo de até 30 (trinta) dias corridos após o recebimento da decisão editorial. O recurso será analisado pelas Editoras, que irão reavaliar a decisão com base nos argumentos apresentados e caso se justifique encaminhar o manuscrito para outros revisores garantindo imparcialidade na reavaliação.
Plágio
Os artigos enviados são verificados, recorrendo a instrumentos eletrónicos de verificação de duplicação. Nos casos em que for detetado plágio ou a inclusão indevida ou insuficientemente referida de material de direitos autorais de terceiros, ou em que a autoria do artigo for contestada, a revista Invisibilidades reserva-se o direito de tomar medidas, incluindo, mas não limitadas a: publicação de errata ou retificação (correção); recolha do artigo; assim como outras medidas legais apropriadas.
Política de Preservação Digital
A revista Invisibilidades integra serviços de preservação digital que garantem um arquivo permanente e seguro. Os conteúdos publicados são compatíveis com os protocolos LOCKSS (Lots of Copies Keep Stuff Safe) e CLOCKSS (Controlled Lots of Copies Keep Stuff Safe).
A Revista utiliza o sistema Crossref. Isso assegura a atribuição e a manutenção de identificadores digitais (DOI) para todos os artigos publicados, fortalecendo a integridade, a visibilidade e a rastreabilidade da produção científica indexada.
Submissão de Artigos
A publicação de artigos é gratuita para os autores. Os editores, e os autores não auferem honorários.
Aceder aqui às condições de Submissão
Duração do Processo
A estimativa da duração do processo editorial, desde a submissão até à publicação dos manuscritos, varia entre quatro a sete meses.
Fonte de Financiamento
Publicações APECV
Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual – APECV ( fundadora da Rede Ibero-Americana de Educação Artística; membro da International Society for Education Through Art- InSEA e da Aliança mundial de Educação Artística (WAAE).
Invisibilidades está listada em
Biblioteca Nacional de Portugal




