Skip links
cartografias texteis

Cartografias Têxteis

 

Projeto Cartografias Têxteis|Textile Cartographies

Inicio: janeiro 2022.

Países onde existem grupos de Cartografias têxteis:

Brasil; Colômbia; México; Austrália; África do Sul; Estados Unidos; Egipto; Arábia Saudita; Chipre; Namíbia, Indonésia; Quirguistão; Índia; Japão; Canada; Irão, China; Itália; Letónia; Espanha e Portugal 

VER MAIS ( Página do Movimento Internacional)

 

Estamos a convidar-te, porque sabemos que te preocupas com o planeta TERRA , que cuidas do ambiente e das pessoas e, porque és um agente de transformação.
Corta, tinge, cose, tece, borda,, …cria uma mensagem ativista sobre a justiça climática a partir de arte têxtil  em quadrados de 10×10 cm. Convida os teus amigos e familiares para se juntarem! Se és professor(a) ou educador(a) convida os teus alunos e alunas. Os trabalhos irão viajar para  fazerem parte de exposições  em vários países.

Resumo:

CARTOGRAFIAS  TÊXTEIS  é um Projeto Internacional iniciado em 2022 e Coordenado pela APECV- Grupo de Investigação  em Artes, Comunidade e Educação (GriArCE), a partir de conversas com investigadoras do GRIARCE e do coletivo C3, grupo informal de especialistas de educação artísticas sediado em Santiago de Compostela, entre 2022 e 2021. Neste projeto internacional de investigação-ação participativa pretende-se estudar o impacto do fazer artístico com materiais e técnicas têxteis tais como o bordado e a tecelagem como elo de coesão social e ativismo ambiental. A metodologia, de raiz etnográfica e participativa integrou até agora coordenadores, artistas e educadores artísticos, cada coordenador promove   ações participativas de criação de quadrados têxteis de 10x10cm com vários grupos e em vários lugares e alguns coordenadores promovem exposições com os quadrados oferecidos pelos diferentes grupos em lugares públicos.  O tema alicerça-se nos princípios da Carta da Terra e do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da agenda 2030 das Nações Unidas n.º 16, e pretende dar visibilidade às comunidades através de narrativas têxteis como o bordado, num apelo coletivo pelo futuro do planeta e contra os conflitos sociais e ambientais que existem em vários lugares do mundo. Em setembro de 2025, cerca de oito mil pessoas participaram das ações promovidas pelos coordenadores no do Brasil; Colômbia; México; Austrália; África do Sul; Estados Unidos; Egipto; Arábia Saudita; Chipre; Namíbia, Indonésia; Quirguistão; Índia; Japão; Canada; Irão, China; Itália; Letónia;  Espanha e Portugal  criando mais de 12 mil quadrados de tecido que  têm viajado por vários lugares do mundo como ofertas para outros grupos. Foram realizadas, até setembro de 2025,  trinta e seis  exposições em locais estratégicos como museus, centros culturais, centros comunitários e universidades (1). 

Picture

Picture

Grupos Participantes em Portugal


As coordenadoras lançaram convites nos seus grupos para se associarem neste apelo global, bordando quadrados de tecido de 10 x10 cm. Com este desafio   outros participantes podem   experimentar a cadência contemplativa do bordado ou tecelagem   como processo simbólico de ativismo através do artesanato.  As obras oferecidas entre os grupos são expostas em exposições itinerantes.
  • O grupo da APECV 2022-2026 : integra educadores, professores, investigadores e artistas que enviaram quadrados para as exposições e que tem participado em ações pontuais ou dinamizado ações com estudantes.
  • O grupo Mantra da PAZ 2022

O grupo de participantes do Mantra da PAZ   respondeu ao apelo de Ângela Saldanha, em 2022, para realizar uma obra coletiva com a palavra PAZ : professoras da APECV; grupo da Junta de freguesia de  Grijó, em Vila Nova de Gaia; Associação Todos no Porto.  No verão de 2022 a  Associação Pausa Possível (PP) alargou o mantra à participação  de  28 IPSS na região do Centro articuladas pela entidade Viseu Social , o mantra resultante foi exposto na sé de Viseu durante  o festival Jardins Efémeros 2022;  em Praga em novembro de 2022 ; na universidade de  Brasilia em janeiro de 2023 e em Peirópolis em julho de 2023. 

  • O grupo de Beja participou em 2022,   constituído por alunas da Universidade Sénior de Beja com idades a partir dos 60 anos, das disciplinas de Bordados e Manualidades, que têm como preocupação a salvaguarda de práticas artesanais identitário de Portugal, especificamente do Baixo Alentejo. Desenvolveram um herbário têxtil de plantas do Alentejo. Como um apelo à proteção do planeta e da biodiversidade.

 

  • O grupo de Coimbra 2023:  com a professora Maria do Carmo Almeida participou em 2021 com mensagens sobre sustentabilidade ambiental. 

 

  • O grupo da Ramada 2024-2025:  com a professora Augusta Gaspar desenvolveu uma manta para a Paz com a comunidade escolar do agrupamento da Ramada, e pessoas seniores da comunidade. O mantra foi exposto na cisterna do castelo de Leiria, durante a exposição TC em maio de 2025  e na exposição TC na Pousada Alter  em Alter do Chão, Brasil, em setembro de 2025

 

  • Grupo ABESA &Atrozela, 2022-2026
Os grupos da Associação ABESA e Associação Atrozela,  coordenado por Carla Martins, em Alcabideche desenvolveram  temas como  ‘ Solidão’ e ‘Todas as mãos têm um útero’, eles iniciaram o projeto em 2023, e  apresentaram o seu trabalho no Congresso da APECV em 2023, fizeram uma exposição internacional  na junta de freguesia em 2024  e dinamizaram workshops para o público na Quinta Alegre em Lisboa em 2024.
  • Grupo de ALMADA: O grupo coordenado por Ana Rocha com estudantes e comunidades de Almada iniciou em 2024.

 

  • Grupo de Leiria coordenado por Filipa Rodrigues com estudantes do Politécnico e comunidades de Leiria iniciou em 2024. Em 2025 realizaram a exposição TC na cisterna do castelo de Leiria e aproveitaram a rede europeia de contactos do projeto para fazer um evento ERASMUS+ durante a exposição.

 


AÇÕES e EXPOSIÇÕES TC organizadas pela APECV: A APECV organizou exposições e apresentações do projeto em  Quinta da Cruz, Viseu, 2022; Centro de Artesanato,  Faial 2022; Galeria Nacional de Praga em 2022; ESAS-Vila Nova de Gaia , 2024; Solstício 2024 na  Quinta Oficina. As coordenadoras da APECV, têm levado o projeto e os seus resultados a muitos eventos internacionais , e assim alargado a rede, por exemplo:  Congresso Tecer Comunidades, Leiria 2024; Congresso Mundial  da InSEA em Çannakkale 2023; Tasara Textile Arts Residency, Kozhikode em 2024; Talks da Contextile em 2024;  Congrresso AFFRA em St Augustine University of Tanzania 2023;  Congresso da World Alliance for Education through Art WAAE , Atenas, 2024,  Congresso “Educação, transformação social e cidadania global: debates, caminhos e sentidos do político”, 6 e 7 de julho de 2023 na FPCEUP Porto, 30º Encontro da APECV em Odivelas. Portugal,  maio de 2023 ,  WAAE Summit on Arts Education,  na Madeira-Portugal  1-3 de março de 2023;   no  I Congreso Internacional de Educación Artística y Literaria: Proyectos interdisciplinares a debate, Santiago de Compostela-Espanha  16-18 de novembro de 2022; e na 8ª International Conference on  planning, Strategy, sustainability and Recent Studies on Architecture and Art, Egipto em 21-25 de março de 2022.



 

Picture
Este site usa cookies para melhorar sua experiência na web.