Cartografias Têxteis

Projeto Cartografias Têxteis|Textile Cartographies
Inicio: janeiro 2022.
Países onde existem grupos de Cartografias têxteis:
Brasil; Colômbia; México; Austrália; África do Sul; Estados Unidos; Egipto; Arábia Saudita; Chipre; Namíbia, Indonésia; Quirguistão; Índia; Japão; Canada; Irão, China; Itália; Letónia; Espanha e Portugal
VER MAIS ( Página do Movimento Internacional)
Estamos a convidar-te, porque sabemos que te preocupas com o planeta TERRA , que cuidas do ambiente e das pessoas e, porque és um agente de transformação.
Corta, tinge, cose, tece, borda,, …cria uma mensagem ativista sobre a justiça climática a partir de arte têxtil em quadrados de 10×10 cm. Convida os teus amigos e familiares para se juntarem! Se és professor(a) ou educador(a) convida os teus alunos e alunas. Os trabalhos irão viajar para fazerem parte de exposições em vários países.
Resumo:
CARTOGRAFIAS TÊXTEIS é um Projeto Internacional iniciado em 2022 e Coordenado pela APECV- Grupo de Investigação em Artes, Comunidade e Educação (GriArCE), a partir de conversas com investigadoras do GRIARCE e do coletivo C3, grupo informal de especialistas de educação artísticas sediado em Santiago de Compostela, entre 2022 e 2021. Neste projeto internacional de investigação-ação participativa pretende-se estudar o impacto do fazer artístico com materiais e técnicas têxteis tais como o bordado e a tecelagem como elo de coesão social e ativismo ambiental. A metodologia, de raiz etnográfica e participativa integrou até agora coordenadores, artistas e educadores artísticos, cada coordenador promove ações participativas de criação de quadrados têxteis de 10x10cm com vários grupos e em vários lugares e alguns coordenadores promovem exposições com os quadrados oferecidos pelos diferentes grupos em lugares públicos. O tema alicerça-se nos princípios da Carta da Terra e do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da agenda 2030 das Nações Unidas n.º 16, e pretende dar visibilidade às comunidades através de narrativas têxteis como o bordado, num apelo coletivo pelo futuro do planeta e contra os conflitos sociais e ambientais que existem em vários lugares do mundo. Em setembro de 2025, cerca de oito mil pessoas participaram das ações promovidas pelos coordenadores no do Brasil; Colômbia; México; Austrália; África do Sul; Estados Unidos; Egipto; Arábia Saudita; Chipre; Namíbia, Indonésia; Quirguistão; Índia; Japão; Canada; Irão, China; Itália; Letónia; Espanha e Portugal criando mais de 12 mil quadrados de tecido que têm viajado por vários lugares do mundo como ofertas para outros grupos. Foram realizadas, até setembro de 2025, trinta e seis exposições em locais estratégicos como museus, centros culturais, centros comunitários e universidades (1).
Grupos Participantes em Portugal |
|
- O grupo da APECV 2022-2026 : integra educadores, professores, investigadores e artistas que enviaram quadrados para as exposições e que tem participado em ações pontuais ou dinamizado ações com estudantes.
- O grupo Mantra da PAZ 2022
O grupo de participantes do Mantra da PAZ respondeu ao apelo de Ângela Saldanha, em 2022, para realizar uma obra coletiva com a palavra PAZ : professoras da APECV; grupo da Junta de freguesia de Grijó, em Vila Nova de Gaia; Associação Todos no Porto. No verão de 2022 a Associação Pausa Possível (PP) alargou o mantra à participação de 28 IPSS na região do Centro articuladas pela entidade Viseu Social , o mantra resultante foi exposto na sé de Viseu durante o festival Jardins Efémeros 2022; em Praga em novembro de 2022 ; na universidade de Brasilia em janeiro de 2023 e em Peirópolis em julho de 2023.
- O grupo de Beja participou em 2022, constituído por alunas da Universidade Sénior de Beja com idades a partir dos 60 anos, das disciplinas de Bordados e Manualidades, que têm como preocupação a salvaguarda de práticas artesanais identitário de Portugal, especificamente do Baixo Alentejo. Desenvolveram um herbário têxtil de plantas do Alentejo. Como um apelo à proteção do planeta e da biodiversidade.
- O grupo de Coimbra 2023: com a professora Maria do Carmo Almeida participou em 2021 com mensagens sobre sustentabilidade ambiental.
- O grupo da Ramada 2024-2025: com a professora Augusta Gaspar desenvolveu uma manta para a Paz com a comunidade escolar do agrupamento da Ramada, e pessoas seniores da comunidade. O mantra foi exposto na cisterna do castelo de Leiria, durante a exposição TC em maio de 2025 e na exposição TC na Pousada Alter em Alter do Chão, Brasil, em setembro de 2025
- Grupo ABESA &Atrozela, 2022-2026
- Grupo de ALMADA: O grupo coordenado por Ana Rocha com estudantes e comunidades de Almada iniciou em 2024.
- Grupo de Leiria coordenado por Filipa Rodrigues com estudantes do Politécnico e comunidades de Leiria iniciou em 2024. Em 2025 realizaram a exposição TC na cisterna do castelo de Leiria e aproveitaram a rede europeia de contactos do projeto para fazer um evento ERASMUS+ durante a exposição.
AÇÕES e EXPOSIÇÕES TC organizadas pela APECV: A APECV organizou exposições e apresentações do projeto em Quinta da Cruz, Viseu, 2022; Centro de Artesanato, Faial 2022; Galeria Nacional de Praga em 2022; ESAS-Vila Nova de Gaia , 2024; Solstício 2024 na Quinta Oficina. As coordenadoras da APECV, têm levado o projeto e os seus resultados a muitos eventos internacionais , e assim alargado a rede, por exemplo: Congresso Tecer Comunidades, Leiria 2024; Congresso Mundial da InSEA em Çannakkale 2023; Tasara Textile Arts Residency, Kozhikode em 2024; Talks da Contextile em 2024; Congrresso AFFRA em St Augustine University of Tanzania 2023; Congresso da World Alliance for Education through Art WAAE , Atenas, 2024, Congresso “Educação, transformação social e cidadania global: debates, caminhos e sentidos do político”, 6 e 7 de julho de 2023 na FPCEUP Porto, 30º Encontro da APECV em Odivelas. Portugal, maio de 2023 , WAAE Summit on Arts Education, na Madeira-Portugal 1-3 de março de 2023; no I Congreso Internacional de Educación Artística y Literaria: Proyectos interdisciplinares a debate, Santiago de Compostela-Espanha 16-18 de novembro de 2022; e na 8ª International Conference on planning, Strategy, sustainability and Recent Studies on Architecture and Art, Egipto em 21-25 de março de 2022.



