Finalidades
Invisibilidades: Revista Ibero-Americana de Pesquisa em Educação, Cultura e Artes tem por finalidade publicar e divulgar trabalhos técnico-científicos e artísticos nas áreas de Educação Artística, Ensino de Arte e Design; Ensino Artístico; Arte Educação, Artes e Cultura, Arte e Tecnologia; Artes e Comunidade; Cultura Visual; Literacia Visual; Investigação baseada nas artes; Artes participativas; Educação cultural e temas correlatos. A revista garante conteúdos abertos para todos os números.
Periodicidade: 1 a 2 números por ano.
Idiomas
A Revista aceita artigos em português; espanhol; francês; inglês e outras línguas de origem latina em casos especiais.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Política de Acesso Livre
Esta revista é um periódico de acesso aberto desde que foi criada em 2009, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente e sem custos para o utilizador ou para a sua instituição. Os utilizadores podem ler, descarregar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou hiperligar os textos completos dos artigos,
ou utilizá-los para qualquer outro fim legal, sem solicitar prévia autorização da editora ou do autor. Isso está de acordo com a definição de acesso aberto da BOAI.
Depósito de Metadados e DOI – Crossref
A Revista utiliza o sistema Crossref. Isso assegura a atribuição e a manutenção de identificadores digitais (DOI) para todos os artigos publicados, fortalecendo a integridade, a visibilidade e a rastreabilidade da produção científica indexada.
Política de Preservação Digital
A revista está hospedada no servidor da APECV, com backupos periódicos o que garante a preservação do conteúdo digital. O conteúdo também é preservado em Internet Archive.
Licenças/copyrights
A Revista Invisibilidades utiliza os termos da Creative Commons-
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). usa a licença Creative Commons (4.0).
Código de Conduta e Questões Éticas
A revista Invisibilidades adota o Código de Conduta e Boas Práticas da APECV ,
Este Código está alinhado com os ‘Principles of Transparency and Best Practice in Scholarly Publishing ( COPE)’. Qualquer questão relacionada com questões éticas da revista deve ser dirigida a este contacto:invisibilidades@apecv.pt
Conflito de Interesse
Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar a avaliação de manuscritos. Ao submeter um manuscrito à avaliação, os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado o seu trabalho. Se os autores não tiverem certos do que pode constituir um potencial conflito de interesses, devem contactar a Equipe Editorial da Revista através do email: invisibilidades@apecv.pt. Os avaliadores devem revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que possam afetar a sua opinião sobre o manuscrito.
Política de Apelação de Decisão Editorial
Os autores(as) podem, eventualmente, ter questionamentos ou discordâncias em relação às decisões editoriais. Os autores(as) poderão apresentar apelação por escrito ao e-mail: invisibilidades@apecv.pt, no prazo de até 30 (trinta) dias corridos após o recebimento da decisão editorial. O recurso será analisado pelas Editoras Adjuntas, que irão reavaliar a decisão com base nos argumentos apresentados e caso se justifique encaminhar o manuscrito para outros revisores garantindo imparcialidade na reavaliação.
Plágio
Os artigos enviados são verificados, recorrendo a ferramentas de verificação de duplicação: Dupli Checker ou Ouriginal.
Submissão de Artigos
A publicação de artigos é gratuita para os autores. Os editores, e os autores não auferem honorários.
Aceder aqui às condições de Submissão
Avaliação dos Manuscritos
A revista tem um processo de revisão cega por pares. Cada artigo é avaliado por pelo menos dois revisores, membros do Conselho Científico.
Equipa Editorial ( 2025)
Diretora: Teresa Torres de Eça, APECV.
Editoras: Ângela Saldanha, NEAz/CEAM/UnB, Brasil & Silvia Casian, CIAC; CIEC, Portugal.
Apoio Editorial: Cláudia Ormonde. APECV.
Revisão de Textos: Célia Ferreira, APECV.
Também podem existir Editores(as) associados por convite nos casos de números especiais da revista.
Design e Paginação
Ângela Saldanha, NEAz/CEAM/UnB, Brasil
Conselho Editorial ( 2025)
Alexandra Baudoiun, APECV, Portugal
Ana María Barbero Franco, Universidad de la Rioja, Espanha
César Israel Paulo, PNA, Portugal.
Cristina Trigo Martínez, Universidade de Santiago de Compostela, coletivo C3, Espanha
Marisa Maass, Instituto de Artes; Universidade de Brasília, Brasil
Martha Patricia Espíritu Zavalza, Universidad de Jaén, Espanha
Rui Alexandre, Universidade Lusíada, Portugal
Histórico da Revista
Ver aqui o histórico das equipas editoriais da revista.
Fonte de Financiamento
Publicações APECV
Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual – APECV ( fundadora da Rede Ibero-Americana de Educação Artística; membro da International Society for Education Through Art- InSEA e da Aliança mundial de Educação Artística (WAAE).
Catálogos
Biblioteca Nacional de Portugal
Base Nacional de Dados Bibliográficos (Portugal)
Diretórios
Índices