Curso de Formação: Bestiário: Ambientes Artísticos de Aprendizagem, Zoo de Lisboa, out-nov 2025

‘Espécime caprichoso de pele blindada da região siberiana‘.In: Fabuloso Almanaque da Fauna Mundial: Animalário Universal do Professor Revillod
Pegamos na metáfora ‘Bestiários’ para levantar questões sobre a relação entre Humanos e Não Humanos.
Objetivos a atingir
O Objetivo essencial deste curso é a partilha de metodologias entre professores das áreas das artes visuais e convidados no âmbito da sustentabilidade ambiental e da arte contemporânea. Pretendemos explorar com os professores metodologias de aprendizagens transformadoras através de projetos participativos que integrem ferramentas das artes de modo transdisciplinar num ambiente de residência artística para refletir em conjunto sobre metodologias de questionamento e ação estética e ética tendo em conta as linhas orientadoras do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
2 Sessões online e dois sábados de imersão no jardim zoológico de Lisboa.
Com a colaboração do Centro Pedagógico do Jardim Zoológico de Lisboa.
Registo de acreditação
CCPFC/ACC-135399/25
Título Bestiário: Ambientes Artísticos de Aprendizagem
Área de Formação B – Prática pedagógica e didática na docência
Modalidade Curso de Formação
Regime de Frequência b-learning Duração: 25 Horas (16h presenciais; 6h síncronas e 3h assíncronas)
Destinatários: Professores dos Grupos 240, 530, 600 e 999
Formadoras : Teresa Eça e Juliana Ferreira
Como objetivos específicos listamos:
a) A criação de ambientes artísticos de aprendizagem colaborativa na formação de professores.
b) A partilha de metodologias e práticas educativas artísticas no âmbito da sustentabilidade entre professores das áreasdas artes e convidados.
c) Criação de um projeto artístico participativo sobre Sustentabilidade que possa ser replicado com os alunos.
Conteúdos da ação
Educação global, ODS e Objetivos da educação para a Sustentabilidade.
O espaço como lugar de aprendizagem: Tirar partido dos lugares.
O desenho como forma de conhecimento.
O desenho como forma de planeamento
O desenho como forma de expressão e comunicação
Processos artísticos para levantar questões sobre as relações entre Humanos e Não Humanos.
Educação Transformadora.
Projetos Participativos.
Arte e intervenção no espaço e na comunidade.
Programa
1ª Sessão (2.30 h) por videoconferência
22/10/2025, 18h30h-21h00
Apresentação do curso e dos participantes.
Introdução dos Conceitos Teóricos: Educação Global; Aprendizagem Transformadora; Arte ambiental.
Conversa sobre Metodologias de Projetos de Trabalho Participativos Através das Artes na Educação.
Qual a nossa relação com os animais através da arte ( artes plásticas; cinema, videos, video-jogos, etc) ?
Que significados atribuímos aos feios, aos bonitos , aos selvagens, aos domésticos?
Como criamos símbolos com os ‘monstros’ e os híbridos imaginários ( faunos, quimeras, centauros, minotauro, etc.)?
2ª Sessão Física (3h)
25/10/2025, 10h00-13h00
Conversa sobre Sustentabilidade Ambiental e Conservação da Natureza com as formadoras e especialistas convidados.
Refletir sobre o conceito de antroposfera .
Trabalho Prático: Desenhar o espaço e os seus habitantes humanos e não humanos, anotar as relações entre eles através de esquemas ou mapas visuais.
Trabalho assíncrono : Procurar exemplos de artistas ou de projetos sobre sustentabilidade realizados nas escolas. Tempo estimado- 1h
3ª Sessão Física (5h)
25/10/2025, 14h00-19h00
Conversa sobre Arte e Sustentabilidade. Os formandos podem trazer exemplos de artistas ou de projetos sobre sustentabilidade realizados nas escolas.
Trabalho Prático : Anotar as relações entre Habitantes humanos e não humanos do espaço observado, através de ilustração, fotografia, esquemas, mapas visuais ou outros processos artísticos.
4ª Sessão Física (3h)
08/11/2025, 10h00-13h00
Procura das potencialidades do espaço e do território para um projeto artístico em termos de paisagem, habitantes e ecossistemas.
Proposta de Trabalho Colaborativo:
Listar ideias para Projetos de Trabalho colaborativo com processos artísticos que possam ser realizados em grupo e replicados em contextos educativos.
Desenhar um plano de realização do Trabalho colaborativo
Trabalho Assíncrono: Procurar informação pertinente para o Trabalho colaborativo com processos artísticos ( Tempo estimado- 1h)
5º Sessão Física (5h)
08/11/2025, 14h00-19h00
Criação de um Trabalho Participativo com técnicas artísticas tendo em conta as relações entre os habitantes humanos e não humanos no espaço observado (técnicas: impressão, desenho, ilustração, fotografia; instalação, etc.).
Trabalho Assíncrono: Envio das Memórias Descritivas para o Padlet do curso ( tempo estimado- 1h)
6ª Sessão (3.30 h) por videoconferência
12/11/2025, 18h00h-21h30Apresentação e Discussão dos Trabalhos Participativos realizados.
Avaliação do curso.
Regime de Avaliação
Relatório final individual, participação e trabalhos realizados durante o curso. De acordo com o regulamento interno do CFANAPECV do sistema de avaliação dos formandos docentes, a escala é de 1 a 10. Os parâmetros de avaliação são os seguintes: participação; trabalho realizado; relatório individual.
Preço: Associados da APECV: 100 euros; Não associados: 150 euros (Não inclui alojamento).