Skip links
Curso online

Para Errare: Ambientes de Aprendizagem com Processos Artísticos

Curso formação: 25 horas (Nº de horas online síncrono:12h; Nº de horas online assíncrono:13h)

Acreditado como formação específica: Educadores e Professores dos grupos 240 e 600

Formadora: Ângela Saldanha

Local: Plataforma Zoom (ONLINE)

Datas: 17/01; 31/01 e 21/02/2026 das 9h00 às 13h00

Preço: Gratuito (no âmbito do protocolo entre a APECV e o Plano Nacional das Artes)

Objetivos

Este curso, de vertente teórico-prática, baseado na educação global, e em teorias feministas e pós-colonialistas pretende sensibilizar os docentes para os contributos de metodologias artísticas contemporâneas para a construção de ambientes de aprendizagem motivadores, a partir dos seguintes objetivos:
Planear ambientes de aprendizagem transversais com processos artísticos.
Experimentar e testar técnicas de produção artística contemporânea.
Explorar recursos e partilhar práticas de educação artística online de forma reflexiva.
Criar e testar recursos para utilização na prática letiva.

Conteúdos

Ambientes de Aprendizagem;
Tempo e Lugares de Aprendizagem;
Espaços Educativos/Espaços Criativos;
A importância do Jogo e ambientes lúdicos nas aprendizagens;
A Criatividade e os Processos Criativos através das artes;
Ambientes de aprendizagem integrando práticas artísticas contemporâneas;
Cartografias e Derivas;
Avaliar e re-Construir o Kit ERRAR para aprender.

Relatório final individual, participação e trabalhos realizados durante o curso.

De acordo com o regulamento interno do CFAN-APECV, no sistema de avaliação dos formandos docentes, a escala é de 1 a 10.

Os parâmetros de avaliação do curso são os seguintes:

participação (20%);

trabalhos realizados (60%);

e relatório individual (20%).

MANUAL DIDÁCTICO DE PRÁCTICAS ARTÍSTICAS MULTIDISCIPLINARES COORDENAÇÃO: Antonio Félix Vico Prieto e María Lorena Cueva Ramírez https://www.apecv.pt/10548-2/

Hooks, b. (2003). Teaching Community: A Pedagogy of Hope (1st ed.). New York: Routledge. https://doi.org/10.4324/9780203957769

Eca, T. T., Saldanha, A., & Franco, A. M. B. (2017). “Insurgence”: Activism in Art Education Research and Praxis. In Chen, M. & Su, F. (Eds.), Convergence of Contemporary Art, Visual Culture, and Global Civic Engagement (pp. 210-223). IGI Global. DOI: 10.4018/978-1-5225-1665-1.ch012

Eisner, E. W. (2004). What Can Education Learn from the Arts about the Practice of Education? International Journal of Education & the Arts, 5(4), 1-13

Ellsworth, E. (2005). Places of learning: Media, architecture, pedagogy. Routledge.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência na web.