Skip links
Curso b-learning (presencial na Biblioteca Nacional de Portugal)

A arte como ferramenta na educação inclusiva

Curso formação: 25 horas

Acreditado como formação específica para Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Formadora: Estrella Luna Muñoz

Local: Biblioteca Nacional de Portugal (Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa) e Plataforma Zoom (ONLINE)

Datas: 04/10 (presencial, das 9h às 16h30); 07/10; 09/10; 14/10; 16/10; 05/11 (online, das 18h às 20h30); 08/11 (presencial, das 9h às 16h30)

Preço: Gratuito (no âmbito do protocolo entre a APECV e o Plano Nacional das Artes)

No final da formação, os participantes deverão ser capazes de:
 Criar, aplicar e avaliar projetos de educação inclusiva dentro do curriculum, através da arte, da cultura, o património e as
plataformas digitais.
 Implementar dinâmicas pedagógicas multidisciplinares, com a comunidade escolar em conjunto com o aluno como ferramentas
de aprendizagem.
 Desenvolver as competências e habilidades do aluno a partir de um trabalho diferenciado do aluno. Acompanhamento, monitorização e autoavaliação.

A avaliação individual dos formandos decorre em conformidade com o Regime Jurídico da Formação Contínua e terá em conta os seguintes itens:
Formativa, através da participação, trabalho em equipa e pensamento critico nos exercícios realizados nas sessões presenciais .
 Registo audiovisual do processo de realização do projeto final através de uma plataforma digital. Criatividade, comunicação e utilização
digital e tecnológica.
 Autoavaliação individual e grupal do processo, autonomia, desempenho e do produto final.

CNE. (2021). “Estado da Educação 2020”. Portugal: CNE. Disponível em: https://www.cnedu.pt/pt/noticias/cne/1617-estado-educacao-2019;

Costa, J., & Couvaneiro, J. (2019). “Conhecimentos vs. Competências: Uma Dicotomia Disparada na Educação”. Lisboa;

Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho da Presidência do Conselho de Ministros, Educação. Diário da República n.º 129/2018, Série I de 2018- 07-06, páginas 2918 – 2928 (Educação Inclusiva);

Monteiro, R. (Coord.). (2017). “Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania”. Lisboa: DGE;

UNESCO. (2016). “Education 2030: Incheon Declaration and Framework for Action for the implementation of Sustainable Development Goal 4: Ensure inclusive and equitable quality education and promote lifelong learning opportunities for all”. Republic of Korea: UNESCO.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência na web.