A chamada de trabalhos para a revista Invisibilidades está aberta em permanência. Pode submeter o seu artigo, em relação a um tema específico da revista (número especial) ou como um artigo aberto. Quando o manuscrito for submetido, será revisto pelo grupo editorial. Se considerado no âmbito da revista e potencialmente possuidor das qualidades para publicação, será enviado para revisão por pelo menos dois revisores. Os revisores irão rever o artigo e sugerir ao grupo editorial se deve ser aceite, aceite com pequenas revisões, aceite com grandes revisões, reenviado ou rejeitado. Com base nestas recomendações, o grupo editorial tomará as suas decisões no prazo de 3 a 4 meses. Em média, o tempo entre a submissão da versão final de um manuscrito aceite e a publicação é de dois meses.
Os autores devem enviar um ficheiro com o manuscrito sem referências autorais para a revisão cega e um ficheiro separado com biografia concisa (nome dos autores, afiliação, etc.)
Email para envio do manuscrito: invisibilidades@apecv.pt
Não serão cobradas quaisquer taxas aos autores por submeterem os artigos. O(s) autor(es) mantêm os direitos de autor da sua obra, o que lhes permite: publicar em parte ou na totalidade o seu artigo, com a necessária referência à publicação do artigo na revista Invisibilidades.
Tipologia de publicações
ARTIGOS ORIGINAIS (5.000 a 6.000 palavras)
Apresentam resultados originais/inéditos de uma investigação baseada em métodos de pesquisa qualitativos/quantitativos ou mistos, desenvolvida pelo(a) investigador(a) contribuindo com novos conhecimentos para a área de educação artística visual, artes, educação e áreas afins. A estrutura inclui secções como Introdução, Métodos, Resultados, Discussão e Conclusão, conforme as normas de publicação académica.
ARTIGOS DE REVISÃO (6.000 a 8.000 palavras)
Consolidam e analisam pesquisas já publicadas que incluem diferentes tipos de revisão (sistemática, narrativa ou integrativa) e atualizações temáticas para a área de educação artística visual, artes, educação, áreas afins e podem manter um carácter interdisciplinar.
ESTUDOS DE CASO: RELATOS DE PROCESSO ARTÍSTICO E/OU EDUCACIONAL (3.000 a 5.000 palavras)
Reflexões sobre uma experiência artística e pedagógica vivida, suportadas pela documentação relevante objetivamente provada, podem adquirir um formato de narrativas poético-pedagógicas sobre processos artísticos e educativos.
ENSAIO VISUAL (até 12 IMAGENS; 600 a 1.500 palavras)
Incluem narrativas visuais (composição e conteúdo), que expressam uma ideia sobre um tópico relevante para áreas das artes e da educação artística.
METODOLOGIAS E MÉTODOS: RELATOS SUCINTO OU COMPLEXOS (1.500 a 3000; 3.500 a 5000 palavras)
Artigos que apresentam novos métodos de investigação experimental, testes e procedimentos, descrevem a novidade e o impacto do método para adquirir conhecimento específico nas áreas de artes e educação.
Entrevista (3.000 a 4.000 palavras, incluindo todas as partes)
Entrevistas com profissionais (artistas, professores-artistas, etc.) das áreas das Artes Visuais, Cultura, Educação e áreas afins.
Condições para Submissão
Todas as submissões devem cumprir os seguintes requisitos:
- A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação junto de outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em “Comentários ao Editor”.
- Os artigos devem ter entre 4.000 a 8.000 palavras, incluindo referências e notas finais. Também se aceitam ensaios visuais entre 200 e 300 palavras e um máximo de 12 imagens.
- O ficheiro para submissão encontra-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB).
- Quando disponíveis, foram fornecidos URLs para as referências.
- O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (excepto em endereços URL);
- As figuras e tabelas estão inseridas no texto
- O texto segue os padrões de estilo da Norma Apa 7.0
- Um manuscrito sem referências aos autores foi submetido para assegurar a Revisão Cega por Pares.
- Caso se aplique, os autores asseguram que têm permissão para usar as imagens, figuras, tabelas ou outros materiais de autoria diversa no seu artigo
- Caso se aplique, os autores asseguram que têm permissão das pessoas representadas nas figuras do artigo, e que possui autorização escrita de cada um dos figurados ou dos seus tutores legais.
Notas do Conselho Editorial sobre Citações
Os autores só devem referenciar os autores citados no texto naa lista de referências bibliográficas. Uma longa lista de Referências é desaconselhada.
A auto-citação é permitida quando relevante, mas deve ser usada com parcimónia. O seu uso excessivo é desaconselhado.
Notas do Conselho Editorial sobre o uso de IA
A utilização de IA não isenta os autores da responsabilidade integral pelo conteúdo, incluindo a originalidade, a veracidade e o cumprimento das normas éticas e de integridade científica. A Direção Editorial da revista Invisibilidades recomenda que:
- O recurso a IA seja sempre declarado de forma transparente, por exemplo no final de texto ou em nota de rodapé, indicando a ferramenta utilizada e a natureza do apoio prestado.
- A IA não seja, em caso algum, considerada coautora.
- A Revista Invisibilidades não autoriza, sem consentimento prévio e expresso, a utilização sistemática ou automatizada dos seus conteúdos para fins de treino de IA.
- Qualquer entidade ou investigador que pretenda usar os conteúdos da revista para este efeito deve solicitar autorização formal, respeitando as normas de citação, integridade e atribuição.

