Publicação independente como processo editorial transdisciplinar
Curso b-learning
Sessões síncronas (Zoom) e sessões presenciais na Quinta da Cruz | Viseu

Programa
Módulo 0 -Apresentação da oficina “Publicação independente como processo editorial transdisciplinar”
Apresentação do formador; Apresentação dos formandos;
Apresentação dos objetivos e conteúdos da formação;
Definição de conceitos sobre editorial;
Tipologias principais da publicação independente;
Módulo 1 – História da Publicação Independente
Tipologias principais da publicação independente (Desenvolvimento);
Introdução ao conceito de Libros Cartoneros;
Introdução ao conceito de Livros de Artista;
Introdução ao conceito de Mail Art;
Breve história do Fanzine a nível internacional;
História do Fanzine em Portugal;
Bibliotecas especializadas (Fanzinetecas e Bedetecas) em Portugal;
Módulo 2 -Design de Editorial Alternativo
Temáticas mais representadas na edição de fanzines;
Formatos físicos que assumem os fanzines;
Edição alargada para suportes multimédia;
Recolha de elementos/ Upcycling;
Recursos tipográficos para composição gráfica;
Paginação e Imposição nos fanzines;
Meios de replicação usados na auto-edição;
Títulos originais;
Meios de distribuição usados na auto-edição;
Direitos de autor e replicação de conteúdos;
Módulo 3 -Projeto colaborativo (Art Box)
Sessão de demonstração com elementos da colecção da Fanzineteca de Aveiro. Criação de projeto colaborativo.
No módulo 3 os conhecimentos adquiridos serão colocados em prática com a realização de um projeto colaborativo denominado Art Box..
O projeto colaborativo terá um momento inicial em que numa sessão online síncrona de 2 h, será apresentado o projeto, expectativas, objetivos e calendário de execução. A sessão seguinte será presencial com a duração de 7 h durante um sábado. Nas quais os formandos irão desenvolver múltiplos com recurso a diversos meios de impressão possíveis, sobretudo colocando em prática conceitos ligados a fanzines, colagem, escrita assémica, poesia visual, arte correio, carimbos, gravuras e stencil. Será repetido posteriormente outro conjunto de 5 h para conclusão do projeto e apresentação por parte dos formandos. Entre estes dois momentos existirão 2 h de trabalho autónomo assíncrono que os formandos irão utilizar para desenvolver de forma autónoma alguns elementos para incluir no projeto. O resultado final será o que se denomina por assembling box, e cada participante irá ficar com um destes objetos editoriais que tem uma criação de cada um com diversas técnicas e abordagens gráficas.
Apresentação de projeto colaborativo.
Registo de acreditação
CCPFC/ACC-135645/25
Título: Publicação independente como processo editorial transdisciplinar
Área de Formação B: Prática pedagógica e didática na docência
Modalidade: Curso de Formação
Regime de Frequência: b-learning;
Duração: 25 Horas (12h presenciais; 10h síncronas e 3h assíncronas);
Datas: Novas datas a indicar
Destinatários: Professores dos Grupos 240, 530, 600 e 999
Formador: Miguel Alexandre Simões Coreia
Objetivos a atingir
-Capacitar os docentes para integrar projetos editoriais experimentais e publicação independente nas suas atividades letivas, em ambiente de sala de aula.
-Permitir aos docentes a aquisição, a renovação, o alargamento e o aprofundamento de conhecimentos científico-pedagógicos e de competências profissionais especializadas na área do design gráfico.
1-Identificar os marcos principais da história da publicação independente.
2-Reconhecer e utilizar o léxico próprio do design editorial experimental.
3-Identificar as principais tipologias existentes nas publicações alternativas.
4-Enumerar os principais meios de impressão e replicação na auto-edição.
5-Enumerar as principais temáticas abordadas na publicação de fanzines.
6-Elencar e aplicar os recursos tipográficos utilizados no design editorial alternativo.
7-Identificar as técnicas mais usadas na paginação e imposição no editorial alternativo.
8-Aplicar técnicas de composição gráfica analógica e digital a uma publicação.
9-Desenvolver um projeto editorial experimental de forma colaborativa.
Regime de Avaliação
Relatório final individual, participação e trabalhos realizados durante o curso. De acordo com o regulamento interno do CFANAPECV do sistema de avaliação dos formandos docentes, a escala é de 1 a 10. Os parâmetros de avaliação são os seguintes: participação; trabalho realizado; relatório individual.
Preço: Associados da APECV: 100 euros; Não associados: 150 euros (Não inclui alojamento).