
Curso online
Cidadania, Género e Arte – artistas portuguesas 1900-2020
Curso formação: 15 horas
Acreditado como formação específica para Professores do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário
Formadora: Rita Reis Luiz
Local: Plataforma Zoom (ONLINE)
Datas: 16/09; 23/09; 30/09; 07/10; 14/10 e 21/10 das 18h00 às 20h30
Preço: Gratuito (no âmbito do protocolo entre a APECV e o Plano Nacional das Artes)
A Exposição Tudo o que eu quero – Artistas portuguesas de 1900 a 2020 é uma parceria entre Ministério da Cultura e Fundação Gulbenkian, no âmbito da qual o PNA promove esta formação.
Dar a conhecer o percurso de artistas portuguesas contribui para reparar injustiças da História e sublinhar que a vocação artística não é determinada pelo género.
Os estereótipos em função do sexo condicionam valores, expectativas, comportamentos e opções influindo no percurso e escolhas vocacionais.
O Plano Nacional para a Igualdade, Cidadania e Género (2007-2010) destaca a articulação entre Género, Estereótipos, Educação e Cidadania com vista a ultrapassar a persistência de desigualdades nas diversas esferas da vida – pessoal, social, política, económica e cultural.
A arte potencia a mudança a longo-prazo, contribuindo para o desenvolvimento da consciência cívica e da sensibilidade.
Integrar a dimensão de género nas práticas educativas com vista à eliminação gradual dos preconceitos e estereótipos sociais de género;
Proporcionar estratégias eficazes para um ensino sensível às questões de género;
Enriquecer o repertório de metodologias e materiais para trabalhar questões da cidadania e igualdade de género a partir da arte;
Promover práticas assentes na subjetividade, interpretação e construção de conhecimento, graças à experiência da polissemia que caracteriza as linguagens artísticas.
No final da Acção os formandos deverão ser capazes de:
Apresentar exemplos da arte no feminino feita em Portugal no séc XX e XXI;
Articular obras e/ou biografias de artistas com questões de cidadania e igualdade de género;
Usar recursos fornecidos sobre as artistas;
Idealizar uma proposta pedagógica passível de ser aplicada no contexto escolar/educativo.
A avaliação individual dos formandos decorre em conformidade com o Regime Jurídico da Formação Contínua e terá em conta os seguintes itens:
1- A avaliação da Participação, incluindo esta
a) a pertinência e qualidade das intervenções ao longo de toda a formação
b) a participação num trabalho de grupo a realizar durante uma das sessões, e a ser apresentado oralmente.
2- A redacção de uma Reflexão Crítica que deverá ser exposta oralmente na última sessão, demonstrando a autenticidade individual das aprendizagens, reflexões e aplicações pedagógicas que o formando perspetiva incluir na sua prática docente.
VÁRIOS AUTORES, Tudo o que eu quero – Artistas Portuguesas de 1900 e 2020, Fundação Calouste Gulbenkian e Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2021;
ADICHIE, Chimamanda Ngozi, Todos devemos ser feministas, Lisboa: Publicações D.Quixote;
GARBER, Elizabeth. Teaching about Gender Issues in the Art Education Classroom: Myra Sadker, Studies in Art Education, Janeiro 2003;
MACNEILL, Kate, Amanda Coles, Jordan Beth Vincent, Ana Kokkinos e Mira Robertson, Promoting gender equality through the arts and creative industries: a review of case studies and evidence, The University of Melbourne/VicHealth, vichealth.vic.gov.au;
PINTO, Teresa, Conceição Nogueira, Cristina Vieira, Isabel Silva, Luísa Saavedra, Maria João Silva, Paula Silva, Teresa-Cláudia Tavares e Vasco Prazeres, Guião de Educação: Género e Cidadania, Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género/Presidência do Conselho do Ministros, 2015 https://www.cig.gov.pt/wp-content/uploads/2016/07/3Ciclo_Versao_Digital_FinalR.pdf.