Paisagens Sonoras ( de Janeiro de 2013 a Julho de 2014)
O objetivo primordial do Projeto consistia em despertar nas crianças e nos jovens potenciais de aprendizagem de si e do outro através da paisagem sonora. Pretendia-se que cada professor ou educador, com os seus alunos, se dedicasse à interpretação de paisagens sonoras realizadas em vários locais para aprofundar a consciência de identidade das comunidades e dos lugares. Tratava-se, portanto, de criar através de sons, ruídos, silêncio, imagens estáticas e em movimento, inclusive textos de variadas procedências um ambiente concreto para ser partilhado com outros estudantes em outros lugares.
Coordenadoras: Teresa Torres de Eça ( APECV/i2ADS) e Maria Paz López-Peláez Casellas ( Universidade de Jaén)
Participantes
Países |
Locais/ Professores participantes |
Idades dos alunos participantes |
Espanha http://soundscapesart.blogspot.com.es/
pagina no Wikispaces , |
Jaén:
Alfonso Infantes Carmen Molina |
Alunos de Formação de Professores de Ed. Musical centros educativos 8-9 anos |
Portugal |
Maxial : Cristina |
12 -13 anos |
Melgaço : Rita , Rosa, Susana, Zé Manel, Isabel, Paula, Clara e Maria José |
9 anos ; 11 anos e 14 anos |
|
Lisboa: Isabel Trindade |
14-14 anos 16-17 anos |
|
Gaia: Fernanda Santos |
3- 5 anos |
|
Avintes - Paula Walker |
3-5 anos |
|
Viseu: Paula Soares
|
16-17 anos |
|
Suécia |
Umea: Sol Moren |
3 anos |
Grécia |
Salonica: Maria Letsiou |
16-17 anos |
Brazil |
Campinas: Fernanda Macahiba; |
12-14 anos |
S.Paulo: Rosangela Aparecida: |
12-16 anos |
|
Guarulhos: Tiago Ortaet: |
12-15 anos |
|
Diadema: Ariclaudio Francisco da Silva: |
12-18 anos |
|
Rosvita Kolb e Tatiana |
12-18 anos |
|
Eliza Rebeca : Goiais |
14-16 anos |
Guião do Projeto
Este projeto não se limitará à parte sonora, mas também englobará desenhos feitos por alunos (grafías não convencionais dos sons que forem criados. Será una espécie de partitura musical na qual poderão entrar palavras, desenhos e até diferentes texturas, tendo em conta a sua inteligibilidade; quer dizer , poder ser interpretadas por outra pessoa que tenha acesso a elas.
Esta união do som e da imagem será posteriormente completada com movimento. Os alunos poderão por exemplo recriar as partituras através da sua expressividade corporal espontânea, dando lugar a performances que serão registadas através de vídeo. Os resultados do projeto serão partilhados por todos os alunos e posteriormente discutidos na aula.
Para orientar o processo :
Recolha de informação sobre o seu lugar através de meios sonoros, textuais e visuais.
Envio de informação sobre o seu lugar através de meios sonoros e visuais para a pagina de cada grupo utilizando a Internet. Poderiam também incluir cartas , vídeos ou fotos de apresentação para se darem a conhecer aos outros elementos do projeto.
Criação da 1ª pagina do grupo na a Internet com o material recolhido no local ( Paisagem Local )
Criação de uma segunda página do grupo na Internet onde se vão elaborar paisagens misturadas, através do REMIX dos materiais subidos por outros grupos do projeto ( Paisagem Miscigenada)
Apreciação da(s) paisagens sonoras criadas disponíveis na Internet . Análise e discussão, (sala de aula e Blogue; videoconferência)
Leave a comment