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Selma Machado Simão

Selma Machado Simão

Universidade Estadual de Campinas – Brasil

 

Universidade, museu e escola: um projeto integrativo e extensionista

 

Resumo

O projeto expandiu e enriqueceu ações culturais e educativas em espaços museológicos, especialmente voltadas à formação dos estudantes, futuros profissionais formados pelo curso de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (IA Unicamp) localizada no estado de São Paulo no Brasil. A proposta concretizou a realização de uma exposição virtual do acervo permanente do Museu da Cidade, pertencente à cidade de Campinas. Além disso, as ações incluíram 6 palestras híbridas e 5 oficinas presenciais, e a realização de uma exposição de arte indígena, sendo materializadas em espaços internos e externos da instituição. Estas atividades foram gratuitas e versaram sobre os seguintes temas: Planejamento Expográfico, Ensino de arte e educação museal; Equipe educativa de museu e Avaliação Crítica de Expografia e dos Educativos de Museu. Iniciado em agosto de 2022 e finalizado em janeiro de 2023, tendo a duração de 12 meses, o projeto foi financiado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Unicamp. A iniciativa foi fundamentada em interesses manifestados pelos próprios alunos e teve como objetivo aprimorar a compreensão teórica e prática sobre temas inovadores com urgência de pensamento e desenvolvimento de formação, tais como: Expografia, Curadoria e Educação Museal. Assim, várias disciplinas do curso de Artes Visuais foram beneficiadas diretamente com o desenvolvimento dos estudos e práticas do projeto. Dito isto porque, os conteúdos da proposta complementaram uma lacuna na formação acadêmica e profissional destes discentes do Instituto de Artes, até por se tratar de um debate extremamente contemporâneo. Uma das realizações do projeto, consistiu em fomentar o aperfeiçoamento dos meios tecnológicos voltados à disseminação e troca de conhecimentos gerados a partir de um intercâmbio entre a universidade, os espaços museológicos artísticos culturais e a escola. Para tanto, recorreu aos aprofundamentos técnicos da produção de uma exposição virtual do acervo permanente do Museu da Cidade. Os estudantes do Instituto de Arte tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos relativos à elaboração desta produção e de sua utilização como estratégia educacional facilitadora ao acesso e fruição das obras do acervo. A exposição virtual beneficiou também os educadores que levam seus alunos ao museu, pois agora podem utilizá-la para uso didático, já que o projeto desenvolveu um treinamento relacionado às estratégias pedagógicas que podem ser exploradas com a ferramenta. Potencializou o interesse do público escolar que frequenta o museu pela cultura, patrimônio histórico e artístico da Cidade de Campinas com formas mais atrativas e que viessem ao encontro da realidade e interesses dos estudantes. O projeto inseriu outras formas de difusão de conhecimento ofertando uma importante atuação de relevância para a extensão universitária – um conjunto de práticas capazes de conectar a Educação Museal ao Ensino da Arte, discutindo tópicos essenciais relacionados às atividades expográficas e curatoriais contemporâneas ligadas aos museus e às instituições culturais. Nestas ações teóricas e práticas, foram abordados conteúdos baseados em conhecimentos fundamentados nas teorias de ensino da arte, na produção da obra, na reflexão sobre a função do artista, nos contextos sócio-culturais e na reflexão e participação do público. As informações e conhecimentos a serem abordados foram disseminados através de: estudos sobre Educação Museal que incluem os ideários e as estruturas de trabalho das equipes educativas de museus e instituições culturais; planejamentos expográficos; textos e exposições orais de apresentação dos espaços; estudos de público; técnicas de divulgação e seus materiais midiáticos. O projeto foi desenvolvido a partir da metodologia participante que trata de uma modalidade de pesquisa que percorre as seguintes fases: verificação do problema, análise da realidade a ser pesquisada, compreensão e apreensão desta realidade, planejamento da ação a ser realizada, ação, propriamente dita, e análise crítica de seus resultados, consecutivamente. Este método se baseia na interação entre pesquisador e comunidade de aprendizagem, sendo que este último constitui-se no principal objeto de estudo. As atividades foram estruturadas em duas frentes de atuação teórico/prática: Mediação Cultural e desenvolvimento de equipe educativa enriquecido por temáticas sobre história, patrimônio, cultura e arte, relacionados principalmente à cidade de Campinas, tendo como referência os conteúdos o acervo do Museu da Cidade, da Galeria de Arte do IA da Unicamp (GAIA) e do Instituto Pavão Cultural. Planejamento curatorial e expográfico, preparando os participantes a trabalharem em seus próprios projetos, tanto em relação às suas práticas artísticas, como em ações curatoriais e mediativas. Desta forma, alcançou seu principal objetivo, o qual pretendeu aprofundar a compreensão e o acesso dos espaços museológicos por meio de conhecimentos teóricos e práticos desenvolvidos a partir da realização de palestras, estudos, debates e oficinas e criação de recursos educativos virtuais.

 

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