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REGULAMENTO E NORMAS DE PUBLICAÇÃO da Revista INVISIBILIDADES

1. DA REVISTA
Art.1º – A INVISIBILIDADES, Revista Ibero-Americana de Pesquisa em Educação, Cultura e Artes é um órgão oficial da Rede Ibero-americana de Educação Artística- RIAEA, criada em 24 de Maio de 2008 no Congresso Ibero-americano de Educação Artística que decorreu em Beja, Portugal, e tem por finalidade publicar e divulgar trabalhos técnico-científicos e artísticos nas áreas de Educação Artística, Ensino de Arte, Arte/educação, Arte e Cultura, Cultura Visual e temas correlatos. A revista está registada com o
International Standard Serial Number
(ISSN) com o número: 1647-0508
1.1. A INVISIBILIDADES, Revista Ibero-Americana de Pesquisa em Educação, Cultura e Artes contará com as seguintes secções: artigos originais, de revisão, actualização,relatos e performances didácticas, narrativas poético-pedagógicas, ensaios visuais, entrevistas, resenhas de material publicado, cartas ao editor, índices de autores e assuntos.
1.2. Alguns números da revista poderão ser temáticos ou monográficos.
1.3. O Comité Editorial e o Conselho Científico compõem a Comissão de Trabalhos.
1,4 – A revista terá, preferencialmente, uma periodicidade semestral.

2. DA DIRECÇÃO E REDACÇÃO

2.1. O editor responsável é o Comité Editorial.
2.2.O Comité Editorial é composto por voluntários com experiência editorial oriundos , na medida do possível, do conjunto dos países e das línguas oficias da RIAEA.
2.4. Qualquer membro da RIAEA poderá propor ou ser proposto para integrar o Comité Editorial, cabendo sempre a decisão final sobre a composição do Comité a um grupo de trabalho nomeado para o efeito entre os membros da RIAEA.
2.5. A renovação de seus membros será, preferencialmente, a cada três (3) anos, porém não é vetada a permanência dos membros, cabendo essa decisão ao referidogrupo de trabalho;

3. Do Conselho Científico

3.1. Compete ao Conselho Científico avaliar e revisar cientificamente todo o material encaminhado para publicação, dando pareceres sobre a aprovação, ou não, domaterial, nos seguintes termos:
3.2. Todos os trabalhos enviados devem ser avaliados por 2 (dois) ou 3 (três) membros do referido conselho desde que não existam conflitos de interesse.
3.3. Os membros do conselho devem esclarecer, em detalhe, os motivos da aceitação ou recusa. No segundo caso, devem indicar onde se encontram os problemas dotrabalho e o que pode ser feito para que atenda aos requisitos de aprovação. Para tanto devem preencher de forma clara o formulário de pareceres, sendo um paracada trabalho.
3.4. Um trabalho é considerado aprovado quando tem parecer positivo e não condicionado de um mínimo de dois dos membros do Conselho Científico que fizeram aavaliação.
3.5. Todos os autores dos trabalhos recebem cópias não identificadas dos pareceres recebidos.
3.6. Os autores podem pedir revisão dos pareceres no caso de discordarem dos pareceres recebidos, mediante encaminhamento de solicitação formal, por escrito,endereçada ao Comité Editorial, formulando uma argumentação consistente para o questionamento.
3.7. Os membros do Conselho Científico têm o dever de responder aos questionamentos sobre seus pareceres, sendo salvaguardada a sua decisão quanto à alteraçãoou não do parecer já emitido.
3.8. Todo o processo de selecção é feito de forma anónima, tanto dos autores como dos membros do Conselho Científico.
3.9. Os trabalhos serão avaliados, em pesos iguais, pelos critérios de:
1.
Relevância;
2.
Pertinência;
3.
Rigor e coerência da investigação
3.10. Compete ao Comité Editorial cumprir e fazer cumprir este regulamento bem como todos os procedimentos nele previstos.
3.11. O Conselho Científico não terá número de membros definidos e será composto por especialistas das áreas de conhecimento contempladas pela publicação,representativos de conjunto dos países e das línguas oficias da Rede.
3.12. Os trabalhos serão publicados em ordem cronológica de recebimento, de acordo com sua aprovação, excepto quando, por decisão da Comissão de Trabalhos,esteja em preparação um número temático ou monográfico.
3.13. A data de recebimento do artigo a ser considerada, para fins de ordenação de publicação, é a data de submissão do artigo.
3.14. Todos os trabalhos enviados para publicação deverão trazer endereço electrónico do autor principal, sendo essa a principal via de comunicação entre o ComitéEditorial e o(s) autor(es).
No caso de mais de um autor deverá ser expressamente indicado o autor responsável pela publicação.
3.15. A primeira versão aprovada e revista pela Comissão de Trabalhos será conferida pelo autor que deve manifestar aprovação por escrito da mesma, através dodocumento de
Consentimento de publicação e transferência de direitos de autor
.
3.16. É proibida a reprodução, no todo ou em parte, de trabalhos publicados na InVisibilidades – Revista Ibero-Americana de Pesquisa em Educação, Cultura e Artes,sem prévia autorização do Comité Editorial, sendo apenas permitida a reprodução de resumos com a devida citação da fonte.
3.17.
Os artigos poderão ser enviados a qualquer momento, estando a chamada de trabalhos aberta em permanência
.
3.18. A organização e revisão do material a ser publicado compete à Comissão de Trabalhos.
3.19. Nenhum trabalho poderá ser corrigido pelo(s) autor(es) após ter sido publicado. Neste caso os autores poderão propor a publicação de um artigo de actualização,caso haja novo conhecimento científico e/ou artístico que o justifique.
3.20. Ao enviarem seus trabalhos para avaliação o(s) autor(es) assume(m) que está(ão) de acordo com o presente regulamento.
3.21- Das as situações omissas neste regulamento, e sobre as quais seja pedido um esclarecimento por escrito ao Comité Editorial, serão decididas pela Comissão deTrabalhos. As decisões tomadas serão integradas numa próxima revisão deste regulamento.

4. NORMAS DE PUBLICAÇÃO

4.1. ORIENTAÇÕES GERAIS

Os textos devem ser redigidos (em Word ou similar) na ortografia oficial do idioma escolhido e em espaço duplo, justificado, não hifenizado. Devem estar em tamanho(A4), com letras
Arial, corpo 12, com margens de 2,5 cm acima, abaixo e à direita e 3 cm à esquerda e numeradas em algarismos arábicos no canto inferior direito. O envio deverá ser feito, por email.
Quanto ao tipo , os artigos podem ser: originais, de revisão, re-publicações atualizadas,  relatos de  performances didáticas, narrativas poético-pedagógicas, ensaios visuais, entrevistas, etc.

São aceites artigos em português, inglês ;
espanhol; italiano ou outras línguas ibero americanas.

4.2 QUANTIDADE DE PÁGINAS
Artigo original; Artigo de revisão; Artigo de atualização
: no máximo 18 páginas (cada página = 1.250 caracteres sem espaço), incluindo as referências, imagens,tabelas e notas de rodapé – seguir normas de publicação.o.
Relatos e performances didáticas
: No máximo 12 páginas, incluindo as referências, imagens, tabelas e notas de rodapé – seguir normas de publicação. .
Narrativas poético-pedagógicas:
No máximo 6 páginas,
Ensaios visuais:
No máximo 4 páginas,
Entrevistas:
No máximo 6 páginas,

4.3 CHAMADA DE TRABALHOS
A chamada de trabalhos para a revista  será lançada em  convocatórias dos editores de cada número.

4.4 Metadata (IDENTIFICAÇÃO)

IMPORTANTE:
Em nenhuma página do seu manuscrito deve estar escrito o(s) nome(s) do(s) autor(es), de modo a assegurar uma revisão cega por pares.
Os autores devem  no seu email :
1. Título e subtítulo em português, espanhol e inglês.
2. Nome , afiliação e contactos dos autores

 

Se o artigo foi baseado em Tese, indicar o título, ano e instituição onde foi apresentada’. Se foi apresentado em reunião científica, indicar o evento, local e data de realização, se for uma republicação atualizada indicar os créditos da primeira publicação,

4.5 CORPO DO TRABALHO
IMPORTANTE:
Em nenhuma página do seu manuscrito deve estar escrito o(s) nome(s) do(s) autor(es), de modo a assegurar uma revisão cega por pares.
A organização da estrutura do texto é da responsabilidade do autor
, devendo este adoptar
sempre
uma estrutura que se caracterize por uma clara organização deideias, reflectindo a natureza do trabalho que deu origem ao artigo.
Contudo, os autores deverão atender a uma estrutura base, em qualquer um dos diferentes tipos de artigo
1.
Resumo e palavras-chave
2.
Introdução (deve ser tão curta quanto possível, enquadrando a natureza do artigo)
3.
Desenvolvimento (deverá ter capítulos e subcapítulos, sendo a sua organização da responsabilidade do autor – seguir normas de publicação)
4.
Conclusão

4.6 RESUMO E PALAVRAS-CHAVE
Resumo – até 250 palavras, em
português, espanhol e inglês
.
Palavras-chave – até 5, em
português, espanhol e inglês
.
As palavras-chave devem vir logo a seguir ao resumo em cada uma das línguas.

4.7 IMAGENS (FOTOGRAFIAS, DESENHOS, GRÁFICOS)
As imagens deverão vir logo após as referências feitas a elas no texto e devem ser numeradas em ordem consecutiva, na ordem do texto, e devidamente legendadas.Devem estar com suficiente resolução (72 dpi ou maior), em formato jpg ou png.

4.8 TABELAS E QUADROS
As tabelas também devem ser incluídas no mesmo arquivo, logo após as referências (numeradas em ordem consecutiva, na ordem do texto) devem ter título breve.
OBS:
A estrutura da tabela deve ser simples (apenas com os limites exteriores, linhas e colunas), sendo de evitar divisões internas e linhas diagonais).

4.9 ABREVIATURAS E SIGLAS
Forma padrão das línguas portuguesa, espanhola e inglesa.
Não usar no título e no resumo.

4.10 AGRADECIMENTOS

Caso deseje, pode incluir agradecimentos tendo em conta:
1.
Contribuições (Assessoria científica, colecta e dados, revisão crítica da pesquisa).
2.
Instituições (Apoio económico, material e outros).
3.
Pessoas (Nominalmente, esclarecendo o motivo do agradecimento).

4.11 NOTAS DE RODAPÉ
Poderá incluir até 5 notas de rodapé, na mesma página em que são referenciadas no texto, tamanho 10, letra Arial , espaço simples. Siga as normas de formatação  bibliográfica.

4.12 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
A exactidão das referências é de responsabilidade dos autores. Devem estar de acordo com a versão mais recente das  Normas APA (American Psychological Association).

4.13. ASSEGURAR UMA REVISÃO CEGA DAS PROPOSTAS
Para assegurar a integridade da revisão por pares cega os autores devem tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a sua identidade Isto exige que tomemalgumas precauções com o texto e as propriedades do documento:
1.
Os autores do documento devem excluir do texto os seus nomes, substituindo-os por “Autor”, mesmo em citações, referências bibliográficas no texto e/ou notas derodapé;
2.
No manuscrito enviado (em formato Word ou similiar) a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento

5. Sobre autores e suas responsabilidades

– Todos os autores e autoras de um artigo devem ter contribuido significativamente para a pesquisa.
– Todos os autores são obrigados a fornecer retratações ou correções de erros em caso de detecção.
– Listas de referências devem ser fornecidas pelos autores
– As informações sobre o apoio financeiro devem ser fornecidas pelos autores, case se aplique.
– Autoras e autores devem asegurar que o artigo não foi publicado em outra revista.
– Autoras e autores devem asegurar todas as autorizações necessárias para a utilização de imagens no seu artigo
– Autoras e autores devem respeitar regras de conduta ética na publicação de dados de terceiros.

6. Sobre os editores e suas responsabilidades
– As editoras e editores tomarão medidas para
identificar e impedir a publicação de documentos em que tenha ocorrido má conduta de pesquisa.
– As editoras e editores tomarão medidas para
identificar e impedir a publicação do artigo de pesquisa , se jo artigo á tiver sido publicado noutra revista,
– Caso o editor ou os editores tenham conhecimento de qualquer alegação de má conduta de pesquisa da editora ou editor, será convocada uma reunião com aComissão de Trabalhos para lidar com as alegações e solucionar os problemas.
– Caso sejam referenciados erros em artigos publicados, os editores tratarão de os corrigir com os autores. e publicarão correções, esclarecimentos, retratações edesculpas, quando necessário

7. Normas Éticas e RGDP
Os artigos da revista devem estar de acordo com o
Código de Conduta e Boas Práticas da APECV.

A revista segue a Política de Privacidade da APECV  e o  REGULAMENTO (UE) 2016/679 DOPARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 27 de abril de 2016 (https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:32016R0679)
relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados e que revoga a Diretiva 95/46/CE (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados).

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