Revista IMAGINAR

 A  Revista  Imaginar é Propriedade da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual- APECV

 A  Revista  Imaginar visa a divulgação de teoria e prática sobre educação artística, focando especialmente as artes visuais

A Equipa Editorial e o Conselho Científico compõem a Comissão de Trabalhos.

A revista será editada, no mínimo, uma vez por ano.

 A revista está registada com o ISSN 1646-6845.

 Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos à revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Política de Direitos de Autor 

 

  • Os Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado com a Atribuição 4.0 Internacional- Creative Commons  que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

  • Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

  • Os Autores podem publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) mas apenas depois de cumprido o processo editorial e de o manuscrito ter saído publicado na revista IMAGINAR.

  • Os conteúdos dos artigos e obras, bem como as devidas autorizações de reprodução, são da responsabilidade exclusiva dos/as autores/as. Sobre as imagens que possam integrar os artigos, a sua autoria pertence aos autores ou foi assegurada a permissão de uso dessas imagens pelos autores. Caberá a cada autor toda a responsabilidade por qualquer ato de plágio ou de indevida autorização de reprodução de imagens, ou trechos que escapem à supervisão do Conselho  Científico e Equipa Editorial.

  • Caso a submissão seja aceite para publicação, a Revista  requer a cedência dos direitos de autor para que, com a referida autorização, os seus artigos/obras possam ser reproduzidos, publicados, editados, comunicados e transmitidos publicamente em qualquer forma ou meio, incluindo a sua disponibilização por meio eletrónico, ótico, ou qualquer outra tecnologia, com objetivos exclusivamente científicos, educativos e culturais.

  • Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas, de acordo com as orientações. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respetivas justificações, caso a caso.

  • Os autores e autoras  asseguram que a  reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.

  •  De acordo com os termos da licença Creative Commons, os/as autores/as podem reproduzir os trabalhos  para fins pessoais ou profissionais, mas sem qualquer ganho económico.

 

Organização 

1. Equipa  Editorial

A Equipa  Editorial é designada pelos elementos da  Direção da  APECV,  é composta por um Editor ou editora principal e um número variável de co-editores. 

Qualquer membro da APECV poderá propor ou ser proposto para integrar a Equipa  Editorial, cabendo sempre a decisão final  à Direção da  APECV.  A renovação de seus membros será, preferencialmente, a cada três (3) anos. 

 Compete à  Equipa  Editorial cumprir e fazer cumprir este regulamento bem como todos os procedimentos nele previstos.

2. Conselho Científico

A Equipa  Editorial convida especialistas  do Grupo de Investigação da APECV para fazerem parte do Conselho Científico da revista. O Conselho Científico não terá número de membros definidos e será composto por especialistas das áreas de conhecimento contempladas pela publicação. 

 

Submissão de Artigos 

1. Os artigos poderão ser enviados a qualquer momento, estando a chamada de trabalhos aberta em permanência  por correio eletrónico para  <revistaimaginar@gmail.com>.

2.  A organização e revisão do material a ser publicado compete ao Comité Editorial

3. Nenhum trabalho poderá ser corrigido pelo(s) autor(es) após ter sido publicado. Neste caso os autores poderão propor a publicação de um artigo de atualização, caso haja novo conhecimento científico e/ou artístico que o justifique.

4.  Ao enviarem os seus trabalhos para avaliação o(s) autor(es) assume(m) que está(ão) de acordo com as normas da revista. 

Todas as situações omissas neste regulamento, e sobre as quais seja pedido um esclarecimento por escrito ao Comité Editorial, serão decididas pelo Comité Editorial. As decisões tomadas serão integradas numa próxima revisão deste regulamento.

Os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. Informações privilegiadas ou ideias obtidas por meio de revisão por pares devem ser mantidas confidenciais e não usadas para vantagem pessoal. As revisões devem ser conduzidas objectivamente, e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, para que os/as autores/as possam usá-las para melhorar o trabalho.

a)  A Equipa Editorial  fornece orientações para os/as revisores/as sobre o que se espera deles/as, incluindo a necessidade de lidar confidencialmente com o material submetido.

b)   A Equipa Editorial solicita aos/às revisores/as que indiquem potenciais conflitos de interesse, antes de ser estabelecido o acordo para a revisão de um artigo.

c)   A Equipa Editorial possui sistemas de garantia de protecção de identidade dos/as revisores/as.

 

Processo de Revisão por pares

 Compete aos membros do  Conselho Científico da Revista  avaliar e rever cientificamente todo o material encaminhado para publicação, dando pareceres sobre a aprovação, ou não, do material.  Os membros do conselho devem esclarecer, em detalhe, os motivos da aceitação ou recusa. No segundo caso, devem indicar onde se encontram os problemas do trabalho e o que pode ser feito para que atenda aos requisitos de aprovação. 

Um trabalho é considerado aprovado quando tem parecer positivo e não condicionado de um mínimo de dois dos membros do Conselho Científico que fizeram a avaliação.

Todos os autores dos trabalhos recebem cópias não identificadas dos pareceres recebidos.

Os autores podem pedir revisão dos pareceres no caso de discordarem dos pareceres recebidos, mediante encaminhamento de solicitação formal, por escrito, endereçada ao Comité Editorial, formulando uma argumentação consistente para o questionamento.

Os membros do Conselho Científico têm o dever de responder aos questionamentos sobre seus pareceres, sendo salvaguardada a sua decisão quanto à alteração ou não do parecer já emitido.

 Os trabalhos serão avaliados, em pesos iguais, pelos critérios de:

  1. Relevância;
  2. Pertinência
  3. Coerência

 

 Os trabalhos serão publicados em ordem cronológica de recebimento, de acordo com sua aprovação, excepto quando, por decisão da Comissão de Trabalhos, esteja em preparação um número temático ou monográfico.

A data de recebimento do artigo a ser considerada, para fins de ordenação de publicação, é a data de submissão do artigo.

Todos os trabalhos enviados para publicação deverão trazer endereço eletrónico do autor principal, sendo essa a principal via de comunicação entre o Comité Editorial e o(s) autor(es). No caso de mais de um autor deverá ser expressamente indicado o autor(a) responsável pela publicação.

A primeira versão aprovada  será conferida pelo autor que deve manifestar aprovação por escrito da mesma, através do documento de Consentimento de publicação e transferência de direitos de autor.

 

CÓDIGO ÉTICO

A revista Imaginar rege-se pelo Código de Conduta e Boas Práticas da APECV.