ORIENTAÇÕES GERAIS

Os artigos devem ser redigidos em formato de texto  ( DOC ou similar), justificado, não hifenizado. Devem estar em folhas tamanho (A4) ao alto, com fonte Arial , corpo 12, com margens de 2,5 cm acima, abaixo e à direita e 3 cm à esquerda, espaçamento entre linhas de 1,5 , páginas  numeradas em algarismos arábicos no canto inferior direito.

O envio deverá ser feito, exclusivamente, através do endereço <revistaimaginar@gmail.com>, excepto para números especiais, onde os trabalhos  devem ser enviados diretamente ao editor(a) convidado. 

 CHAMADA DE TRABALHOS 

A chamada de trabalhos para a revista Imaginar  está aberta em permanência, ou seja, em qualquer momento poderá submeter as suas propostas de publicação. A publicação de artigos não tem custos para os autores. 

 

Orientações para o Manuscrito

  1. Título e subtítulo; 
  2. Nome do Autor ou Autora;
  3. Afiliação caso se aplique;
  4. Resumo até 500 palavras:
  5. Palavras-chave :  entre  5 e 7; 
  6. Texto; ensaio visual  ou relato / entre 2000 a 5000 palavras.

TEXTO

A organização da estrutura do texto  ou ensaio é da responsabilidade do autor, devendo este adotar sempre uma estrutura que se caracterize por uma clara organização de ideias, refletindo a natureza do trabalho que deu origem ao artigo. Contudo, os autores poderão  atender a uma estrutura base do género 

  1. Introdução: A primeira parte do texto pode enquadrar os autores, as suas referências teóricas, o âmbito e contexto do seu trabalho ou atividade que se vai descrever. ( Quem sou, donde venho; como me defino? O que me propus fazer e porquê? ) 
  2. Desenvolvimento: Numa segunda etapa poderá desenvolver os conceitos e descrever as atividades. Por exemplo, quais as abordagens  de referência e metodologia adotada.  Se o artigo é sobre casos práticos, atividades docentes, experiências realizadas convém  descrever o lugar e  os participantes; explicar as atividades,  a duração, materiais e equipamentos envolvidos, problemas sentidos,  como se avaliou a ação.  Pode enriquecer o texto com excertos selecionados de comentários dos participantes e imagens das atividades. 
  3. Conclusão: Nas reflexões finais poderá dar uma perspetiva crítica, a partir de uma análise pessoal dos resultados das atividades descritas,  e terminar com sugestões para os outros professores ou educadores com interesses similares. 

 

IMAGENS (FOTOGRAFIAS, DESENHOS, GRÁFICOS)

A sua autoria pertence aos autores, ou foi assegurada a permissão da sua utilização diretamente ao autor do artigo (devendo este arquivar essas autorizações, no respeito quer pelos direitos autorais das imagens, quer pelo cumprimento, nas mesmas, de todos os limites previstos  no RGPD). No corpo dos artigos as imagens deverão surgir logo após a referência às mesmas (integradas em formato .jpg), devendo ser numeradas em ordem consecutiva e devidamente legendadas.

 

TABELAS E QUADROS

As tabelas também devem ser incluídas no mesmo arquivo, logo após as referências (numeradas em ordem consecutiva, na ordem do texto) e devem ter título breve.

 NOTAS DE RODAPÉ

Poderá incluir notas de rodapé, na mesma página em que são referenciadas no texto, tamanho 10, letra Arial, espaço simples. 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

A exatidão das referências é de responsabilidade dos autores.Devem estar de acordo com as Normas APA (American Psychological Association), que podem ser obtidas em: http://www.apastyle.org/