Concurso de Fotografia: Porta Voz Europa

 

Portavoz Europa é um projecto educativo, cultural e social através de um concurso de fotografia.

O objectivo do concurso é promover o multilinguismo nas escolas e implementar uma Europa cultural e um espaço europeu de educação, baseado no respeito pela diversidade de línguas e culturas.

 

 2: CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO. Este concurso de fotografia estritamente individual está aberto a todos os estudantes que aprendem francês em escolas públicas e privadas de Espanha, Portugal, Itália e República Checa. Qualquer estudante com 13 anos ou mais que estude francês como primeira ou segunda língua estrangeira, independentemente da nacionalidade, sexo ou religião, pode participar no concurso Portavoz Europa.

 3: CARACTERÍSTICAS DA FOTOGRAFÍA APRESENTADA. Os participantes no concurso apresentarão uma única fotografia que deverá ser tirada com um telemóvel. A fotografia deve ser nova e não deve ter sido premiada em nenhum outro concurso. A escolha do assunto e da forma de expressão é completamente livre. As fotografias que não respeitem os direitos humanos e que violem a dignidade do sujeito serão rejeitadas. O tema principal do concurso é "Construir a Europa". Através deste concurso de fotografia, os estudantes explorarão a construção da Europa, fundada sobre experiências partilhadas e referências comuns. Como podemos construir uma sociedade à escala europeia? Como podemos partilhar os valores europeus que nos permitem viver juntos? O diálogo intercultural através das línguas e da fotografia em particular, permite um melhor conhecimento dos outros e participa plenamente na criação do espaço europeu de educação e cidadania baseado no respeito pela diversidade.

Cada fotografia será acompanhada de uma frase, uma legenda escolhida pelo seu autor, expressando a sua ideia da construção da Europa. Esta frase será traduzida em 5 línguas, incluindo pelo menos o francês e o espanhol sobre o tema "Construir a Europa". Não se trata de traduzir literalmente a legenda, mas de pensar sobre o significado transmitido em cada língua para ter em conta as suas especificidades culturais.

 4: PRÊMIOS A GANHAR.

1) CONCURSO NACIONAL: O concurso premiará 20 vencedores em cada país, que receberão um livro de fotografia. Além disso, os autores das 10 melhores fotografias serão inscritos na secção europeia do concurso.

2) CONCURSO EUROPEU: Primeiro prémio: uma viagem linguística de uma semana a Estrasburgo. Segundo e terceiro prémios: um telemóvel oferecido pela Fundación Orange.

5: DATA LIMITE DE PARTICIPAÇÃO E CONDIÇÕES. Cada fotografia com a sua legenda traduzida em 5 línguas deve ser submetida a partir do 4 de abril até o 9 de maio de 2022 através do formulário disponível no website do concurso e será enviada diretamente pelo professor do aluno.  ( https://concursoportavoz.org/) 

6 JÚRI E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Cada país participante terá o seu próprio júri nacional: Em Espanha, o júri será composto por Eduardo Nave, fotógrafo; Éric Tallon, conselheiro cultural e director-geral do Instituto Francês de Espanha; Claude Bussac, director da PhotoEspaña e Pierre Gonnord, fotógrafo. Em Itália, o júri será composto por Lucas Sola, fotógrafo. Em Portugal, o júri será composto por Rita Castro Neves, fotógrafa; um representante da Associação Portuguesa dos Professores de Francês (APPF); um representante da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual (APECV); Na República Checa: o júri será composto por Catherine Radosa, fotógrafa. O júri será responsável pela seleção das fotografias submetidas anonimamente pelos candidatos. As fotografias serão julgadas em três aspetos - Relevância do tema - Originalidade - Relação entre foto e legenda

7: DIREITOS DE UTILIZAÇÃO DA FOTOGRAFIA ENVIADA.

EXPOSIÇÃO: As melhores fotografias serão exibidas em diferentes cidades e países para serem apresentadas às famílias e ao público em geral.

REDES SOCIAIS: Todos os projetos (vencedores e não vencedores) serão publicados no website do concurso e serão acessíveis ao público durante um ano. O Instituto Francês de Espanha está empenhado em destacar o trabalho dos estudantes e publicará os nomes dos estudantes, professores e escolas. Antes de participar no concurso e de nos enviar a sua fotografia, note que ao submeter as suas fotografias ao concurso PORTAVOZ EUROPA, mesmo que não ganhem um prémio, serão exibidas e divulgadas pela IF através do seu website, das contas dos meios de comunicação social, dos meios de comunicação social e de uma exposição. Por conseguinte, se decidir entrar, consideraremos que: 1. O participante foi informado de que a fotografia não será transferida para terceiros e não será utilizada para fins não relacionados com o concurso. É possível solicitar a retirada da fotografia enviando uma carta para IF (Calle Marqués de la Ensenada, 10-12 - 28004 Madrid) ou enviando um e-mail para educacion@institutfrancais.es 2. Foi autorizada a publicação desta imagem como parte da divulgação do conteúdo científico e informativo do FI, seja em brochuras, publicações impressas ou audiovisuais, redes sociais, a web, a intranet ou comunicados de imprensa para os meios de comunicação ou exposições abertas ao público. 3. O participante cede e transfere à IF os direitos que podem corresponder à sua intervenção e, em particular, os direitos de imagem, reprodução, distribuição e exploração por qualquer processo técnico, sem restrição de âmbito territorial e/ou geográfico, durante a duração máxima estabelecida e permitida pela regulamentação espanhola e europeia em matéria de direitos de propriedade intelectual. 4. O trabalho é considerado não exclusivo e, por conseguinte, o autor pode também utilizá-lo da forma que achar conveniente. Da mesma forma, a missão é gratuita, ou seja, o IF pode utilizá-la sem qualquer compensação. 5. O participante foi informado de que a IF não é responsável por qualquer outra utilização indevida destas imagens e/ou sons por terceiros, desde que estes sejam divulgados na Internet, nos meios de comunicação social e nas redes sociais. A fim de permitir a divulgação das fotografias, o pessoal docente do centro verificará se os estudantes que as tiraram e as pessoas identificáveis nas fotografias deram o seu acordo e assinaram um documento de transferência dos direitos de autor e dos direitos de imagem.

Share this post