'Da Sensibilização à Ação!'

No âmbito da divulgação dos princípios da  Carta da TERRA , a ASPEA  e a APECV lançam   o concurso  

'Da Sensibilização à Ação!'

Apelamos a propostas de ação concretas tendo como ponto de partida a CARTA da TERRA . Podem participar no concurso  alunos desde o ensino básico ao ensino superior inscritos no ano letivo 2021/2022 (nacionais ou internacionais). As inscrições deverão ser submetidas através deste formulário online.  O concurso está aberto  até ao dia 25 de março de 2022. Os alunos premiados além de receberem o seu diploma, poderão apresentar a sua proposta durante a  cerimónia de entrega dos prémios  no dia 9 de Abril de 2022,  nas jornadas da ASPEA em  Lisboa.

 

REGULAMENTO DO CONCURSO

 

  1. Sobre o Tema

Todos estamos conscientes    das consequências das ações humanos sobre o planeta e da necessidade de mudança de estilos de vidas para mitigar os efeitos dessas ações, como, por exemplo, a mudança climática.   O tema deste concurso  vai mais além  da sensibilização, buscamos propostas de ação concreta tendo como ponto de partida a CARTA da TERRA .

 

2. Apresentação

Podem participar no concurso todos alunos inscritos no ano letivo 2019/2020 (nacionais ou internacionais)  nas seguintes categorias:

1) ensino básico (1º, 2º e 3º ciclos);

2) ensino secundário e/ou profissional/especializado;

3) ensino superior (politécnico e/ou universitário).

As inscrições deverão ser submetidas através de um formulário online. Na primeira e segunda categorias o formulário de inscrição deverá ser preenchido pelo professor responsável. Na terceira categoria a inscrição é feita diretamente pelo estudante.

Os candidatos  podem submeter uma Proposta  de Ação  baseada nos princípios da carta da terra nos seguintes formatos:

- portfolio

- memória descritiva

- Vídeo

- Cartaz

- Texto literário

 

As Propostas deverão ser enviadas através   deste formulário online acompanhadas de uma folha de identificação  com os seguintes dados

Os premiados terão oportunidade de  descrever as suas propostas de ação durante as Jornadas da ASPEA, em Lisboa.

 

4. Júri de seleção

A equipa de jurados é composta por:

  • Representante da APECV;
  • Representante da ASPEA.
  • Representante da Carta da Terra Internacional
  • Artista a confirmar
  • Biólogo a confirmar

 

5.Calendário

Encerramento da receção das candidaturas: sexta-feira, 25 de março de 2022, às 23h59 (Hora de Portugal).

Cerimónia de entrega dos prémios:   9 de Abril de 2022, ASPEA, Lisboa

 

6. Critérios de seleção

Os projetos apresentados serão avaliados através dos seguintes critérios:

  1. Entendimento das perspetivas sobre o ambiente e o planeta;
  2. A submissão  permite sensibilizar claramente o público para a problemática emergente;
  3. Carácter ativista
  4. Qualidade estética;
  5. Qualidade técnica;
  6. Clareza de linguagem da memória descritiva.

 

7. Privacidade de dados

Os dados pessoais recolhidos no formulário de inscrição são tratados, em conformidade com o Regulamento (EU) 2016/679 de Proteção de Dados. Os seus dados serão apenas utilizados pela Associação para o contactar sobre assuntos relativos ao concurso.

 

9. Prémios

Todos os participantes receberão um certificado de participação.

Serão atribuídos 3  prémios para cada categoria.

  1. No ensino básico,  os premiados receberão materiais de desenho no valor de 20 Euros. Os professores recebem uma inscrição gratuita na Oficina  Aprendizagens Transformadoras a partir de projetos participativos 
  2. No ensino secundário (geral, profissional e artístico especializado) os premiados usufruem de uma inscrição gratuita numa oficina online ou   presencial na quinta da Cruz  sobre a Carta da TERRA.  Os professores recebem uma inscrição gratuita na Oficina  Aprendizagens Transformadoras a partir de projetos participativos .
  3. No ensino superior os premiados usufruem de uma inscrição gratuita numa residência artística na Quinta da Cruz, em Viseu.

Além destes prémios poderão ser atribuídas menções honrosas caso o júri assim o considerar.

 

10. Direitos

As instituições de ensino, os professores responsáveis e os alunos/autores autorizam a APECV e a ASPEA  a reproduzir os trabalhos submetidos nos seus canais de divulgação.

 

11. Diversos

  • A participação neste concurso implica a aceitação, por parte dos candidatos e, dos seus respetivos estabelecimentos de ensino, de todo o Regulamento deste Concurso.
  • A organização do concurso reserva-se o direito de reduzir, prorrogar, modificar ou cancelar o presente concurso se as circunstâncias assim o exigirem.
  • Para um conhecimento inicial e geral acerca da Carta da TERRA , os candidatos são aconselhados a visitar o website https://earthcharter.org/
  • Qualquer dúvida ou esclarecimento deverá ser requerida para o seguinte email: ???
  •  Informações relativas ao concurso serão comunicadas para o e-mail do professor associado à inscrição do respetivo estabelecimento de ensino ou aos candidatos individuais.

 

12. Organização:

ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES DE EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO VISUAL (APECV)

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA  de EDUCAÇÃO AMBIENTAL (ASPEA)