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Inscrições

Pegamos na metáfora ‘Bestiários’ para levantar questões sobre a relação entre Humanos e Não Humanos.

dia a anunciar das 18.00h às 20.00h : online

a anunciar:  das 10.00h às 19.00h no zoo de Lisboa

um dia a escolher em julho para a última sessão online. 

 

Objetivos a atingir
O Objetivo essencial deste curso é a partilha de metodologias entre professores das áreas das artes visuais e convidados no âmbito da sustentabilidade ambiental e da arte contemporânea. Pretendemos explorar com os professores metodologias de aprendizagens transformadoras através de projetos participativos que integrem ferramentas das artes de modo transdisciplinar num ambiente de residência artística para refletir em conjunto sobre metodologias de questionamento e ação estética e ética tendo em conta as linhas orientadoras do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Com a colaboração do Centro Pedagógico do Jardim Zoológico de Lisboa.

Registo de acreditação
CCPFC/ACC-135399/25

Título Bestiário: Ambientes Artísticos de Aprendizagem
Área de Formação B – Prática pedagógica e didática na docência
Modalidade Curso de Formação
Regime de Frequência b-learning Duração:  25 Horas presenciais
Destinatários:  Professores dos Grupos 240, 530 e 600
Formadoras : Teresa Eça e Juliana Ferreira

Sessões online e Dois  dias de imersão no jardim zoológico de Lisboa,  Novas datas a anunciar 2025

Como objetivos específicos listamos:
a) A criação de ambientes artísticos de aprendizagem colaborativa na formação de professores.
b) A partilha de metodologias e práticas educativas artísticas no âmbito da sustentabilidade entre professores das áreasdas artes e convidados.
c) Criação de um projeto artístico participativo sobre Sustentabilidade que possa ser replicado com os alunos.
Conteúdos da ação
Educação global, ODS e Objetivos da educação para a Sustentabilidade.
O espaço como lugar de aprendizagem: Tirar partido dos lugares.
O desenho como forma de conhecimento.
O desenho como forma de planeamento
O desenho como forma de expressão e comunicação
Processos artísticos para levantar questões sobre as relações entre Humanos e Não Humanos.
Educação Transformadora.
Projetos Participativos.
Arte e intervenção no espaço e na comunidade.

Programa

1ª Sessão (2 h) por videoconferência
Apresentação do curso e dos participantes.
Introdução dos Conceitos Teóricos: Educação Global; Aprendizagem Transformadora; Arte ambiental.
Conversa sobre Metodologias de Projetos de Trabalho Participativos Através das Artes na Educação.

 

2ª Sessão Física (4h)
Conversa sobre Sustentabilidade Ambiental e Conservação da Natureza com as formadoras e especialistas convidados.
Trabalho Prático: Desenhar o espaço e os seus habitantes humanos e não humanos, anotar as relações entre eles através de esquemas ou mapas visuais.
Trabalho assíncrono : Procurar exemplos de artistas ou de projetos sobre sustentabilidade realizados nas escolas. Tempo estimado- 1h

3ª Sessão Física (3h)
Conversa sobre Arte e Sustentabilidade. Os formandos podem trazer exemplos de artistas ou de projetos sobre sustentabilidade realizados nas escolas.
Trabalho Prático : Anotar as relações entre Habitantes humanos e não humanos do espaço observado, através de ilustração, fotografia, esquemas, mapas visuais ou outros processos artísticos.

4ª Sessão Física (4h)
Procura das potencialidades do espaço e do território para um projeto artístico em termos de paisagem, habitantes e ecossistemas.
Proposta de Trabalho Colaborativo:
Listar ideias para Projetos de Trabalho colaborativo com processos artísticos que possam ser realizados em grupo ereplicados em contextos educativos.
Desenhar um plano de realização do Trabalho colaborativo
Trabalho Assíncrono : Procurar informação pertinente para o Trabalho colaborativo com processos artísticos ( Tempoestimado- 1h)

5º Sessão Física ( 5h)
Criação de um Trabalho Participativo com técnicas artísticas tendo em conta as relações entre os habitantes humanos enão humanos no espaço observado (técnicas: Impressão, desenho, ilustração, fotografia; instalação, etc.).
Trabalho Assíncrono : Envio das Memórias Descritivas para o Blog do curso ( tempo estimado- 1h)

6ª Sessão (4 h) por videoconferência
Apresentação e Discussão dos Trabalhos Participativos realizados.
Avaliação do curso.

Regime de Avaliação

Relatório final individual, participação e trabalhos realizados durante o curso. De acordo com o regulamento interno do CFANAPECV do sistema de avaliação dos formandos docentes, a escala é de 1 a 10. Os parâmetros de avaliação são os seguintes: participação; trabalho realizado; relatório individual.

Preço: Associados da APECV: 100 euros; Não associados: 150 euros (Não inclui alojamento).

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