Skip links

Técnicas Artísticas Experimentais para Produção Artística Contemporânea

Registo: CCPFC/ACC-109844/20
Duração: 12 horas
Acreditação: Professores dos Grupos 240 e 600

Regime de frequência: Presencial

Modalidade: Curso de Formação

Área de Formação: Área da docência

Data: A agendar quando se forme um grupo

Preço:  Associados da APECV: 45 Euros; Não Associados: 70 Euros

Inscrições

Objetivos:

– Dotar os professores de vocabulário específico da arte contemporânea e do conhecimento da obra de diversos artistas que permitam uma aproximação dos professores à arte contemporânea.
– Incentivar os professores à dinamização de produções artísticas contemporâneas como propostas multimodais de construção de conhecimento.
– Explorar técnicas que possibilitem a produção artística contemporânea como processo de aprendizagem transversal a várias disciplinas.
– Motivar os educadores e professores para que conduzam processos artísticos que impulsionem o pensamento crítico, ou seja, o questionamento, possibilitando o debate e a partilha, através de uma participação colaborativa.

Conteúdos da ação

– a produção artística contemporânea: apresentação de conceitos da arte contemporânea e do trabalho de alguns artistas contemporâneos, como Lourdes Castro, Maria José Aguiar, Helena Almeida, Vasco Araújo, Lucia Koch, Vik Muniz, Beatriz Milhazes, Vanyu Krastev, Sharon Lockhart, Louise Bourgeois, Christian Marclay… (1h)
– experimentação de técnicas de produção artística contemporânea (9h)
– apresentação de resultados (2h)

Metodologias de realização da ação

Sessões teóricas (3h): a primeira de introdução; a segunda para refletir sobre o processo e a última para avaliar os resultados.
Sessões práticas de trabalho individual e de grupo (9h): experimentação de técnicas artísticas contemporâneas com vista à produção de uma obra artística.

Regime de avaliação dos formandos

Relatório final individual, participação e trabalhos realizados durante o curso. De acordo com o regulamento interno do CFANAPECV do sistema de avaliação dos formandos docentes, a escala é de 1 a 10. Os parâmetros de avaliação são os seguintes: 1) assiduidade; 2) trabalho realizado; 3) participação; 4) relatório individual.

Bibliografia fundamental:

MoMA Learning. (s.d.)

Oliveira, M. (2015). Arte Contemporânea para uma Pedagogia Crítica. Porto: APECV . ISBN: 978-989-99073-4-8 Disponível em https://issuu.com/apecvportugal/docs/a_arte_contempor__nea_para_uma_peda

Pantelic, K. (2016)

Saldanha, A. & Torres de Eça, T. (2016). Artes Visuais na Educação. Viseu: Edições APECV, ISBN : 978-989-99073-1-7 Disponível em http://www.apecv.pt/APECVPublications/ebook_apecv.pdf

Este site usa cookies para melhorar sua experiência na web.