Oficina de Formação Presencial
Os retratos dos jovens nas redes sociais – práticas pedagógicas
Oficina de formação: 25 horas presenciais + 25 horas trabalho autónomo (50 horas)
Acreditado para Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário
Formadoras: Inês Azevedo e Joana Mateus
Local: Casa da Imagem -Vila Nova de Gaia
Datas: Novas datas a indicar.
Preço: Associados da APECV 80€ | Não associados 130€
A formação baseia-se no projeto #NarcissusMeetsPandora que aborda questões chave ligadas às competências digitais, inclusão social e educação. Responde ao desafio da recepção e produção de conteúdos dos media sociais, tanto para os jovens como para os adultos, complementando a formação dos professores em competências digitais. A formação é, assim, indicada para todos os grupos de docência.
A sustentabilidade social exige o envolvimento dos alunos em processos de aprendizagem criativos e dinâmicos, utilizando o diálogo intercultural para valorizar a diversidade e a atitude positiva. Assim, a formação desenvolve as competências digitais e o envolvimento social de uma forma inovadora, capacitando para a reflexão e a expressão criativa, trabalhando com os retratos digitais dos jovens em função de uma experiência pedagógica.
Para tal, as atividades da formação utilizam metodologias baseadas nas artes e recorrem a tecnologias digitais. Os temas abordados são do âmbito da cidadania e os recursos são transversais a várias disciplinas, trabalhando sobre questões éticas e de autorrepresentação, fundamentais para prevenir e responder a situações com impacto na saúde mental.
Assim, as questões dos media são centrais nesta formação, com foco na literacia visual em relação com a escrita e a oralidade.
A aplicação das atividades e os conteúdos podem ser abordados em francês, inglês, espanhol, grego.
A formação inclui ferramentas de avaliação do impacto das atividades nos alunos.
Avaliação contínua, tendo em conta os seguintes parâmetros:
Participação e empenho nas atividades presenciais
Capacidade de desenvolvimento de atividades em sala de aula comunicadas através do “portefólio das atividades em sala de aula” completo e fundamentado
Comunicação presencial do “portefólio das atividades em sala de aula”
Realização de um portefólio das atividades práticas experimentais da formação
Os formandos serão classificados na escala de 1 a 10, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua.
Os formandos deverão elaborar um documento final de reflexão individual sobre a experiência pessoal derivada da participação na ação e implicações na sua prática letiva.
A avaliação obedecerá aos critérios estabelecidos pelo Centro de Formação, de acordo com orientações emanadas do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.
Revista Invisibilidades#15 . Número Especial Arte Como Escultura Social . Disponível em https://www.apecv.pt/pt-pt/invisibilidades15;
NMP_Framework_EN.pdf (narcissusmeetspandora.eu);
EducatorGuide_PT_102022.pdf (narcissusmeetspandora.eu).