Skip links

Ilustração Colaborativa

Registo: CCPFC/ACC-121428/23

Duração: 15 horas

Acreditação para Educadores de Infância e Professores dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico

Regime de frequência: Presencial

Modalidade: Curso de Formação

Área de Formação:  Prática pedagógica e didática na docência

Datas: 09, 10 e 11 de julho 2024 (das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 16h30)

Formadoras: Inês Azevedo e Joana Mateus

Local: Casa da Imagem, Vila Nova de Gaia

Preço:   Associados da APECV: 45 Euros; Não Associados: 95 Euros

Inscrições

Objetivos a atingir
Este curso pretende promover a exploração de técnicas artísticas experimentais para a produção de ilustrações de conceitos e histórias. Trata-se de ajudar os professores a constituir um manancial de referências e experimentação artística que lhes permita trabalhar em sala de aula de forma inovadora.
— Motivar os educadores e professores a integrarem processos de ilustração em projetos educativos transversais a diversas disciplinas.
— Explorar uma variedade de técnicas que utilizam a ilustração como processo de aprendizagem, descoberta, questionamento e partilha.
— Estudar tendências e evoluções no campo da ilustração contemporânea, permitindo uma integração adaptável a diversos níveis de disciplinas.

Conteúdos da ação
– a ilustração infanto-juvenil contemporânea (1h)
– experimentação de técnicas de ilustração (6h)
– criação de um trabalho de ilustração colaborativo (3h)
– apresentação de resultados (2h)

Metodologias de realização da ação
Sessões teóricas (3h): a primeira de introdução; a segunda para refletir sobre o processo e a última para avaliar os resultados.
Sessões práticas de trabalho individual e em grupo (9h): técnicas de ilustração, na qual cada formando realizará o seu trabalho, experimentação, individualmente e em grupo.

Regime de avaliação dos formandos
Relatório final individual, participação e trabalhos realizados durante o curso. De acordo com o regulamento interno do CFANAPECV do sistema de avaliação dos formandos docentes, a escala é de 1 a 10. Os parâmetros de avaliação são os seguintes: 1) assiduidade; 2) trabalho realizado; 3) participação; 4) relatório individual.
Fundamentação da adequação dos formadores propostos. Ver Mais 

Bibliografia fundamental
Mónica Oliveira ( 2017) A Educação Artística para o desenvolvimento da Cidadania Atividades integradoras para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Viseu: APECV
de Eça, TT (2017). Mochila de Sobrevivência: algumas reflexões sobre aprendizagens na agenda educativa do milénio. In: Dobra nº1. Lisboa: Instituto de Estudos de Literatura e Tradição – Patrimónios, Artes e Cultura (IELT).
Saldanha, Ângela; Eça, Teresa T. (2016) Artes Visuais na educação. ed. 1, ISBN: 978- 989-990- 731. Viseu: APECV.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência na web.