Contributos das Técnicas Experimentais de Artes Visuais e Multimédia para as Competências Essenciais
Registo: CCPFC/ACC-112421/21
Duração: 25 horas (15 h síncronas e 10 h assíncronas)
Acreditação específica para professores dos grupos 240, 530, 600 e 999
Regime de frequência: E-learning
Modalidade: Curso de formação
Área de formação: Área da docência
Datas: 08, 15 e 22 de outubro e 05 de novembro de 2022
Preço: Associados da APECV: 40 euros; Não associados: 65 euros
(Inscrições encerradas – Turma completa)
Objetivos a atingir:
– Dotar os professores de vocabulário específico da arte contemporânea e do conhecimento da obra de diversos artistas que permitam uma aproximação dos professores à arte contemporânea.
– Incentivar os professores à dinamização de produções artísticas contemporâneas como propostas multimodais de construção de conhecimento.
– Explorar técnicas que possibilitem a produção artística contemporânea como processo de aprendizagem transversal .
– Motivar os educadores e professores para que conduzam processos artísticos que impulsionem o pensamento crítico, ou seja, o questionamento, possibilitando o debate e a partilha, através de uma participação colaborativa.
Conteúdos da ação:
– Discussão entre pares sobre o conceito de contemporâneo;
– Artes Visuais e Multimédia: a produção artística contemporânea: apresentação e discussão de conceitos da arte contemporânea;
– Artes Visuais e Multimédia a produção artística contemporânea: apresentação e discussão do trabalho de alguns artistas contemporâneos;
– Experimentação de técnicas de produção artística contemporânea;
– Apresentação dos resultados para o grupo;
– Técnicas artísticas contemporâneas para desenvolver as competências essenciais e os conteúdos específicos e transversais do currículo.
– Avaliação.
Regime de avaliação dos formandos:
Relatório final individual, participação e trabalhos realizados durante o curso. De acordo com o regulamento interno do CFANAPECV do sistema de avaliação dos formandos docentes, a escala é de 1 a 10. Os parâmetros de avaliação são os seguintes: 1) assiduidade; 2) trabalho realizado; 3) participação; 4) relatório individual.
Bibliogafia fundamental:
Oliveira, M. (2015). Arte Contemporânea para uma Pedagogia Crítica. Porto: APECV . ISBN: 978-989-99073-4-8 Disponível em https://issuu.com/apecvportugal/docs/a_arte_contempor__nea_para_uma_peda
Saldanha, A. & Torres de Eça, T. (2016). Artes Visuais na Educação. Viseu: Edições APECV, ISBN : 978-989-99073-1-7 Disponível em http://www.apecv.pt/APECVPublications/ebook_apecv.pdf