Cerâmica 2
Duração: 25 horas
Acreditação específica para professores dos grupos 240, 530 e 600
Regime de frequência: Presencial
Modalidade: Curso de formação
Datas: 18 e 19 outubro; 8 e 9 novembro 2024
Localidade: Odivelas
Formadora: Augusta Gaspar
Preço: Associados da APECV: 60 euros; Não associados: 110 euros
Inscrições (turma completa)
Objetivos a atingir:
Motivar os professores para ajudarem os alunos a desenvolver criatividade e competências nas artes visuais utilizando tecnologias da cerâmica artesanal.
Capacitar os professores para desenvolver projetos interdisciplinares utilizando a cerâmica artesanal.
Conteúdos da ação:
1) Pastas; suportes e instrumentos – características dos materiais cerâmicos. Tipologia das pastas cerâmicas e seus componentes. Manipulação, higiene e segurança (2h);
2) Aspetos Técnicos: Pastas; técnicas de azulejo e mosaico
Secagem dos materiais cerâmicos e compromissos construtivos. Enforna e cozedura, ciclo térmico e reações dos materiais. Pirometria e controlo da cozedura. Tipologia dos fornos cerâmicos. (2h);
3)Placas e Azulejos ( 3h);
4) Aprender processos básicos e técnicas da pintura cerâmica – A cor na cerâmica e classificação dos pigmentos mais comuns (pigmentos; tintas e vidrados). Processos de pintura livre e estampagem. Exercícios individuais de produção de azulejos artesanal (8h);
5) Os princípios da gramática visual aplicados no azulejo: Módulo; Padrão; Cor; Geometria, etc ( 10h).
Metodologias de realização da ação
— Sessões teóricas sobre contextualizações históricas e tecnologias;
— Sessões teórico-práticas sobre tecnologias da cerâmica artesanal: suportes; superfícies; ferramentas e processos;
— Sessões práticas de aplicação das tecnologias da cerâmica artesanal;
As sessões serão realizadas em ambiente oficinal num atelier de cerâmica com apoio de artistas/artesãos para estimular o desenvolvimento das capacidades criativas, espírito científico, análise crítica e de pensamento reflexivo, na área da cerâmica artesanal.
Regime de avaliação dos formandos:
Relatório final individual, participação e trabalhos realizados durante o curso.
De acordo com o regulamento interno do CFANAPECV do sistema de avaliação dos formandos docentes, a escala é de 1 a 10.
Os parâmetros de avaliação são os seguintes:
— Trabalho desenvolvido nas diversas sessões de formação;
— Apresentação individual do trabalho;
— Qualidade do relatório individual sobre a aprendizagem adquirida.