Artes da Terra
Registo: CCPFC/ACC-114096/22
Duração: 25 horas
Acreditação específica para professores dos grupos 240, 530, 600 e 999
Regime de frequência: Presencial
Modalidade: Curso de formação
Datas: 21 e 22 de outubro a 4 e 5 de novembro de 2022
Localidade: Agrupamento de Escolas Mário Beirão – Beja
Formadora: Augusta Gaspar
Área de formação: Prática pedagógica e didática na docência
Preço: Associados da APECV: 60 euros; Não associados: 100 euros
Objetivos a atingir:
Os formandos devem adquirir um conhecimento suficientemente claro desta tecnologia de forma a tirar partido do modo criativo desta técnica, nomeadamente:
– Conhecer quais os materiais e equipamentos necessários à produção;
– Entender o processo da cerâmica, as suas características e correta utilização, quer sob o ponto de vista dos resultados a obter, quer da segurança de pessoas e instalações;
– Desenvolver projetos próprios com características artísticas;
– Ser capaz de transmitir aos alunos os conhecimentos básicos desta tecnologia, promovendo experiências práticas, gratificantes e motivadoras;
– Fomentar a criação de clubes ou ateliers de cerâmica nas escolas.
Conteúdos da ação:
1. Perspetivas teóricas (5horas)
O que é a cerâmica? Contextualização histórica e visualização de produtos artísticos.
2. Abordagens a algumas técnicas da cerâmica artística, modelação, placas, colagens, engobes, óxidos e corantes, vidragem (5horas)
3. Produção de peças de cerâmica e processos de cozedura (13 horas)
4. Conclusões (2 horas)
Apresentação das peças criadas e reflexão em grupo sobre a aplicação dos conhecimentos adquiridos pelos formandos nas aulas.
Metodologias de realização da ação
O formador proporcionará sessões teórico- práticas baseadas na aprendizagem em grupo, este tipo de aprendizagem inclui transmissão verbal e visual de informação, reflexão crítica constante e aplicação prática dos conhecimentos em ambiente de atelier.
( 1) e (2) Nas primeiras sessões os formandos terão acesso a informações teóricas. A transmissão da informação será feita a partir de textos, imagens, vídeos e outros recursos.
(3) Nas sessões seguintes serão exploradas em grupo técnicas específicas.
(4) Reflexão em grupo sobre a ação de formação e sobre a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas aulas.
Regime de avaliação dos formandos:
Relatório final individual, participação e trabalhos realizados durante o curso. De acordo com o regulamento interno do CFANAPECV do sistema de avaliação dos formandos docentes, a escala é de 1 a 10. Os parâmetros de avaliação são os seguintes: 1) assiduidade; 2) trabalho realizado; 3) participação; 4) relatório individual.
Bibliogafia fundamental:
Johann Fricke, A Cerâmica. Coleção Habitat. Editorial Presença;
Joaquim Chavarria. Modelagem. Coleção Aula de Cerâmica. Editorial Estampa