Arte contemporânea: uma forma de expressão experimental e multidisciplinar
Regime de frequência: Presencial
Modalidade: Curso de Formação
Área de Formação: Área da docência
Data: A agendar
Localidade: A definir
Preço: Associados da APECV: 45 Euros; Não Associados: 70 Euros
Inscrições
Objetivos:
– Dotar os professores de vocabulário específico da arte contemporânea e do conhecimento da obra de diversos artistas que permitam uma aproximação dos professores à arte contemporânea.
– Incentivar os professores à dinamização de produções artísticas contemporâneas como propostas multimodais de construção de conhecimento.
– Explorar técnicas que possibilitem a produção artística contemporânea como processo de aprendizagem transversal a várias disciplinas.
– Motivar os educadores e professores para que conduzam processos artísticos que impulsionem o pensamento crítico, ou seja, o questionamento, possibilitando o debate e a partilha, através de uma participação colaborativa.
Conteúdos da ação
– A produção artística contemporânea: apresentação de conceitos da arte contemporânea e do trabalho de alguns artistas contemporâneos, como Lourdes Castro, Maria José Aguiar, Helena Almeida, Vasco Araújo, Lucia Koch, Vik Muniz, Beatriz Milhazes, Vanyu Krastev, Sharon Lockhart, Louise Bourgeois, Christian Marclay… (3h)
– Experimentação de técnicas de produção artística contemporânea (10h)
– Apresentação de resultados (2h)
Metodologias de realização da ação
Sessões teóricas (3h): a primeira de introdução; a segunda para refletir sobre o processo e a última para avaliar os resultados.
Sessões práticas de trabalho individual e de grupo (10h): experimentação de técnicas artísticas contemporâneas com vista à produção de uma obra artística.
Apresentação de resultados (2h)
Regime de avaliação dos formandos
Relatório final individual, participação e trabalhos realizados durante o curso. De acordo com o regulamento interno do CFANAPECV do sistema de avaliação dos formandos docentes, a escala é de 1 a 10. Os parâmetros de avaliação são os seguintes: 1) assiduidade; 2) trabalho realizado; 3) participação; 4) relatório individual.
Bibliografia fundamental:
-MoMA Learning. (s.d.);
-Oliveira, M. (2015). Arte Contemporânea para uma Pedagogia Crítica. Porto: APECV . ISBN: 978-989-99073-4-8 Disponível em https://issuu.com/apecvportugal/docs/a_arte_contempor__nea_para_uma_peda;
-Pantelic, K. (2016);
-Saldanha, A. & Torres de Eça, T. (2016). Artes Visuais na Educação. Viseu: Edições APECV, ISBN : 978-989-99073-1-7 Disponível em http://www.apecv.pt/APECVPublications/ebook_apecv.pdf.