Abordagens das Artes, Design e Arquitetura Participativa na Educação
Registo: CCPFC/ACC-113873/22
Duração: 25 horas (14 h síncronas e 11 h assíncronas)
Acreditação específica para professores dos grupos 240, 530, 600 e 999
Regime de frequência: e-learning
Modalidade: Curso de formação
Área de formação: Área da docência
Datas: Início dia 20 maio de 2023, das 10 horas às 12 horas; Dias 27 de maio de 2023, 17 de junho e 01 de julho de 2023, das 09 horas às 13 horas (14 horas síncronas)
Formadora: Ângela Saldanha
Preço: Associados da APECV: 40 euros; Não associados: 65 euros
Objetivos a atingir:
Atualizar conceitos sobre Artes , Design e Arquitetura
Analisar os processos de criação das Artes , Design e Arquitetura como processos sociais
Construir eixos de aprendizagem baseados nas Artes , Design e Arquitetura contemporâneos
Desenhar, implementar e avaliar novos recursos pedagógicos baseados nas Artes , Design e Arquitetura contemporâneos
Conteúdos da ação:
1. Artes, Design e Arquitetura na contemporâneas nas suas vertentes Sociais e Ecológicas;
2. Artes, Design e Arquitetura face aos discursos estéticos pós-modernistas;
3. Artes, Design e Arquitetura face aos discursos estéticos pós colonialistas;
4. Artes e Design Participativos;
5/6. Abordagens Educativas;
7. Avaliação.
Regime de avaliação dos formandos:
Relatório final individual, participação e trabalhos realizados durante o curso. De acordo com o regulamento interno do CFANAPECV do sistema de avaliação dos formandos docentes, a escala é de 1 a 10. Os parâmetros de avaliação são os seguintes: 1) assiduidade; 2) trabalho realizado; 3) participação; 4) relatório individual.
Bibliogafia fundamental:
Revista Invisibilidades#15 . Número Especial Arte Como Escultura Social . Disponível em https://www.apecv.pt/pt-pt/invisibilidades15
Documents of Socially Engaged Art. Disponível em: https://www.insea.org/wp-content/uploads/2021/12/DocumentsOfSociallyEngagedArt_web.pdf
Oliveira, M. (2015). Arte Contemporânea para uma Pedagogia Crítica. Porto: APECV . ISBN: 978-989-99073-4-8 . Disponível em https://issuu.com/apecvportugal/docs/a_arte_contempor__nea_para_uma_peda