A Máscara: do objeto artístico ao objeto cultural
Registo: CCPFC/ACC-118499/22
Duração: 25 horas
Acreditação específica para professores dos grupos 240, 530, 600 e 999.
Regime de frequência: Presencial
Modalidade: Curso de formação
Datas: 20 de maio de 2023, (das 09.00h às 13.00h e das 14.00h às 18.30h); 03 de junho de 2023, (das 09.00h às 13.00h e das 14.00h às 18.30h); 01 de julho de 2023, (das 09.00h às 13.00h e das 14.00h às 18.00h)
Localidade: Casa da Imagem – Rua Soares dos Reis, nr. 612, 4400-313 Vila Nova de Gaia.
Formadora: Rui Duarte
Área de formação: Prática pedagógica e didática na docência
Preço: Associados da APECV: 60 euros; Não associados: 95 euros
Inscriçõeshttps://forms.gle/4byLkQyg3cHNHBvR8
Objetivos a atingir:
– Descobrir as potencialidades de diferentes materiais reaproveitáveis na construção de um objeto plástico, artístico e cultural como o é a máscara.
– Explorar os mais variados materiais, fazendo uso de utensílios específicos e de técnicas diversificadas.
– Motivar os educadores e professores a integrarem processos de construção de máscaras em projetos educativos, transversais a diversas disciplinas.
– Integrar a construção de máscaras em projetos cooperativos que promovam valores e atitudes de autonomia, de responsabilidade, de cidadania e de inclusão.
– Motivar os educadores e professores para que conduzam processos artísticos que impulsionem o pensamento crítico e reflexivo, promovendo o debate e a partilha, através de uma participação colaborativa.
Conteúdos da ação:
– A máscara numa perspetiva histórica, cultural, artística e lúdica.
– Enquadramento da construção de máscaras em projetos educativos multidisciplinares.
– Composição e plasticidade dos materiais reaproveitáveis/recicláveis (plástico, tecido, fibras, cartão, pastas, metais, etc.).
– Técnicas de construção e acabamento.
– Ferramentas: uso e cuidados no seu manuseamento.
Metodologias de realização da ação
O formador orienta sessões teórico-práticas baseadas na aprendizagem em grupo, em que se inclui a: (i) transmissão verbal e visual dos conteúdos; (ii) experimentação de materiais; (iii) exemplificação das técnicas e (iv) aplicação prática das técnicas e produção de máscaras, a par da divulgação de exemplos de projetos integradores em contexto educativo.
Regime de avaliação dos formandos:
Relatório final individual, participação e trabalhos realizados durante o curso.
De acordo com o regulamento interno do CFANAPECV do sistema de avaliação dos formandos docentes, a escala é de 1 a 10.
Os parâmetros de avaliação são os seguintes:
— Trabalho desenvolvido nas diversas sessões de formação;
— Apresentação individual do trabalho;
— Qualidade do relatório individual sobre a aprendizagem adquirida.
Bibliogafia fundamental:
ANJOS, Anna. A origem da máscara. Artes e ideias. http://lounge.obviousmag.org/anna_anjos/2013/11/a-origem-da-mascara.htmlBRUNT, Anna; MEIRINK , Tineke (2017). Arte Reciclado. Objetos Bellos a Partir de Cosas Inútiles. Editora Gustavo Gili.
PLÁCIDO PALHACI, Mª do Carmo; PLÁCIDO PALHACI, Talitha; HELLMEISTER, Luis Antonio; NICOLA, Ricardo. Aimportância da arte como meio de reciclagem e como formação de um novo pensamento ambiental.https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/134942/ISSN2317-1707-2012-05-01-553-557.pdf?sequence=1
Santana, Ana. História das máscaras https://www.infoescola.com/artes/historia-das-mascaras/
