Registo: CCPFC/ACC-133738/25
Duração: 25 horas
Acreditação específica para professores dos grupos 230, 240, 510, 520 e 600
Regime de frequência: Presencial
Modalidade: Curso de formação
Datas: 2, 3 e 4 julho 2025
Localidade: Sede Agrupamento de Escolas Professor João de Meira, Guimarães
Formadora: Célia Ferreira
Área de formação: Prática pedagógica e didática na docência
Preço: Associados da APECV: 80 euros; Não associados: 130 euros.
Objetivos a atingir:
Compreender como a Educação Artística pode construir projetos transdisciplinar que desenvolvem capacidades de cidadania participativa e de compreensão do EU e do OUTRO, numa escala planetária.
Articular as Aprendizagens Essenciais (AE), da disciplina Educação Visual, das Ciências Naturais e Físico-Química concretizando-se uma articulação curricular entre as várias disciplinas em articulação com as áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA).
Sensibilizar para a relação com o ambiente e a responsabilidade ecológica.
Conhecer os procedimentos técnicos e adquirir experiência prática na impressão botânica.
Promover a descoberta pela arte, pela ciência e a reflexão critica sobre o impacto da ação humana nos ecossistemas.
Implicar os alunos em projetos comunitários, permitindo-lhes o desenvolvimento da responsabilidade e do espírito cívico. Valorizar o pensamento crítico e capacidades criativas nos projetos educativos.
Fomentar o desenvolvimento nas escolas de projetos interdisciplinares entre arte e ciência. Fomentar a criação de clubes/laboratórios de arte e ciência nas escolas.
Conteúdos da ação:
Abordagem teórica – Breve história da impressão botânica, análise e discussão sobre conceitos de sustentabilidade (ODS), responsabilidade ecológica conhecimento das caraterísticas das plantas. Referências de leitura. (3 horas);
Procedimentos – Materiais necessários e a sua correta utilização. (2 horas);
Prática – Seleção das plantas, preparação do mordente, dos papeis e dos tecidos. (10 horas);
Prática – Distribuição das plantas no papel, preparação dos pacotes e fervura. (2 horas);
Prática – Abertura e limpeza dos pacotes. (1 hora);
Prática – Distribuição das plantas no tecido, preparação dos pacotes e fervura. (2 horas);
Prática – Abertura e limpeza dos pacotes. (1 hora);
Análise e discussão do trabalho realizado. (3 horas);
Elaboração do relatório. (1hora).
Metodologias de realização da ação
Sendo um curso essencialmente prático, terá sessões predominantemente práticas (17 h) e sessões teóricas (5 h).
Sempre que possível, será convidado um artista ou um especialista da área das ciências ou da educação ambiental para colaborar na sessão teórica.
Os exercícios práticos serão introduzidos por demonstrações pelo formador acompanhados das necessárias explicações e ao qual se seguirá a execução dos referidos exercícios pelos formandos. As sessões teóricas terão caráter expositivo com recurso a bibliografia especializada e na história da impressão botânica também se fará uso de data-show.
Os formandos serão convidados a trazerem máquina fotográfica/telemóvel para a recolha de imagens, que acompanhadas dos registos escritos, no final de cada sessão constituíram elementos essenciais na elaboração do relatório final.
Será fomentada a reflexão crítica sobre a possibilidade de integração no ensino da técnica experimentada e dos conceitos ecológicos com ela relacionados na prática docente partilhando os vários saberes das disciplinas envolvidas.
Regime de avaliação dos formandos:
Relatório final individual, participação e trabalhos realizados durante o curso. De acordo com o regulamento interno do CFANAPECV do sistema de avaliação dos formandos docentes, a escala é de 1 a 10. Os parâmetros de avaliação são os seguintes: 1) trabalho realizado; 2) participação; 3) relatório individual.
Bibliogafia fundamental:
Flynt, India (2021). Eco Colour Botanical Dyes for Beautiful Textiles. Murdoch Books;
De Garcia (2007). De La Garance au Pastel; L´«herbier des plantes tinctorales. Edisud;
Dean, Jenny (2010). Wild Color – The Complete Guide to Making and Using Natural Dyes. Octopus Publishing Group Ltd;
Boutrup, Joy & Ellis, Catharine (2019). The Art and Science of Natural Dyes: Principles, Experiments, and Results. Schiffer Craft;
DGE. (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação/DGE.