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ENCONTRO ANUAL da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual
CONFERÊNCIA: PAISAGENS
Paisaje Al Alimón from María on Vimeo.
Uma conferência com convidados de várias áreas profissionais e geográficas para debater o Tema da Paisagem no âmbito da Educação Artística; Educação Ambiental e da Educação para a Cidadania em contextos de educação formal e não formal. Estão abertas as inscrições para apresentar contributos ou para assistência. A Conferência é acreditada como curso de formação para professores dos grupos 240 e 600 .
Neste ENCONTRO queremos promover sessões de partilha de experiências, saberes e procura de estratégias para fomentar atividades educativas em âmbitos formais e não formais sobre a consciência do Território e a aquisição de atitudes críticas em relação à Paisagem. Em Portugal, um dos objetivos da política nacional de ordenamento do território, é a de “activar a educação para uma nova cultura territorial.”
Segundo a Ordem dos Arquitetos Portugueses as opções tomadas no âmbito da arquitetura e da paisagem decorrem fortes implicações para o desenvolvimento do país, em termos de sustentabilidade ambiental, eficiência energética e combate às alterações climáticas, contribuindo-se assim para uma economia mais competitiva e aberta e uma sociedade mais digna e justa. Na Política Nacional de Arquitectura e Paisagem (PNAP), onde se reúnem a Direção Geral do Território (DGT), a Direção Geral do Património Cultural (DGPC), a Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas (APAP) e a Ordem dos Arquitectos (OA), destacam-se igualmente os objectivos de incrementar e disseminar a cultura cívica territorial. Uma das suas medidas mais importantes é promover a integração das temáticas da arquitectura, da cidade e da paisagem nos programas escolares dos vários níveis de ensino não especializado, em particular nos currículos do ensino básico e secundário, que visem estimular uma cultura de cidadania,
para enraizar a consciência do Lugar e valorizar o Território como um Bem Comum.
Na Educação Artística, onde se podem fazer fazem cruzamentos entre Educação ambiental e Educação para a cidadania através de PROCESSOS ARTÍSTICOS imensas possibilidades de ação são possíveis. Em Portugal os professores de artes visuais; muitos mediadores culturais e trabalhadores sociais estão interessados em debater experimentar e ajudar a difundir projetos educativos e de investigação sobre a apropriação e representação do espaço natural, coletivo, urbano e doméstico. O Tema da PAISAGEM, muito querido às artes visuais aparece assim neste 31º Encontro da APECV como um desafio a estereótipos e convenções sobre a representação da paisagem e questionamento do tema HABITAR A PAISAGEM a partir de múltiplas perspetivas.
DESCARREGAR AQUI o Programa Completo em PDF
Organização: Teresa Torres de Eça (APECV-Viseu); Célia Ferreira (APECV- Guimarães) ; Sandra Gouveia ( APECV-Viseu); Ana Rira Antunes ( Quinta da Cruz)
Conselho Científico: Ângela Saldanha (APECV); Rui Alexandre ( APECV); Luísa Vidal (APECV); Marta Ornelas ( APECV), Paula Rodrigues ( IPV, Viseu); Ana Melo ( ( IPV, Viseu); Tiago Cruz (Instituto Universitário da Maia -ISMAI-IU, e Centro de Investigação em Artes e Comunicação -CIAC); João Paulo Queiroz ( FBAUL); Marcelo Forte ; Mónica Oliveira ( ESE Paula Frassinetti) ; Sandra Palhares ( UM); Conceição Cordeiro ( ESE Portalegre); José Maria Mesias ( Universidade de Pontevedra); Carmen Franco ( Universidade de Santiago de Compostela): Joan Valles ( Universidade de Girona); Carmen Lidon Beltran Mir ( Universidade de Salamanca); Tiago Caldas ( IP de Beja); Aldo Passarinho ( IP de Beja).; Estrella Luna Munoz; Rita Basílio ( Instituto de Estudos de Literatura e Tradição – Patrimónios, Artes e Culturas (IELT), da FCSH-UNL: Editora da Revista Dobra; Ana Sousa (ESE de Lisboa); Mª Dolores Soto González ( Universidad Florida, Valencia)