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Mónica Oliveira

Mónica Oliveira ( comunicação oral)

Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA)

A Escola como Palco: um esboço, novos cenários

 

Resumo

A Escola funciona como um palco de possibilidades onde os sonhos se desenham e os horizontes se abrem como cortinas de um espetáculo cósmico. Ela, a Escola, revela-se um esboço em constante evolução perante os novos cenários que surgem na contemporaneidade. Convida-nos à metamorfose. Sabemos que o futuro das novas gerações passa pela Escola, por uma educação humanista, colocando ênfase nas relações interpessoais e na formação integral dos alunos e não apenas na aquisição de conhecimentos. É necessário formar cidadãos ética e culturalmente evoluídos, que possam construir sociedades mais justas e equitativas, onde os alunos sejam protagonistas da sua própria narrativa educacional. Este cenário pressupõe novos desafios, que terão repercussões no ensino-aprendizagem, para que se consiga alcançar uma formação assente numa nova cidadania e no desenvolvimento sustentável do planeta. A proposta da presente comunicação pretende ir ao encontro da necessidade de (re)pensar a Escola, ressaltando a mudança e a inovação como itinerários a trilhar para a sua (re)invenção. Nesta comunicação pretende-se analisar o que pensam os alunos que frequentam o 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o espaço da Escola, tendo por base os seguintes objetivos: i) perceber como os alunos esboçam a Escola do Futuro através da Educação Artística; ii) coligir um conjunto de contributos de suporte à sua transformação. Esta etapa constitui-se fundamental pois acreditamos que a Escola só ganha sentido se os alunos puderem refletir sobre ela de forma crítica e com responsabilidade, perspetivando o seu futuro. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, que envolve uma abordagem naturalista e interpretativa, onde se utilizou como recolha de dados a observação participante e a análise documental de narrativas visuais dos alunos. No total o projeto envolveu 120 crianças. Os dados recolhidos permitiram concluir que a Escola tem de ser objeto de uma (re)formulação atendendo aos desafios da atualidade em relação: i) à exploração da criatividade propondo abordagens pedagógicas que incentivem a experimentação, a originalidade e a expressão individual; ii) à integração das tecnologias como meio de expandir as possibilidades na criação artística; iii) ao envolvimento da inclusão de diversidade, enfatizando a importância de criar ambientes escolares acolhedores para todos os alunos, independentemente de suas diferenças; iv) à adaptação das práticas pedagógicas, envolvendo os alunos de maneira eficaz, incorporando métodos de ensino inovadores e estratégias ativas de aprendizagem.

 

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