Mariana de Souza Rodrigues;
UEMG Universidade do Estado de Minas Gerais
A METODOLOGIA DAS ROTINAS DE PENSAMENTO PARA MEDIAR O ACERVO DA FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO Uma proposta de formação em artes visuais para professores da Educação Infantil
Resumo
As rotinas de pensamento são um conjunto de estratégias didáticas desenvolvidas pelo Projeto Zero, vinculado à Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América (EUA), que têm como objetivo promover o desenvolvimento das disposições do pensamento crítico. Elas auxiliam estudantes a descrever, analisar e interpretar obras de arte, gráficos, textos e demais imagens que estiverem vendo. Esta pesquisa pretende verificar de que maneira tais rotinas podem ser utilizadas como uma ferramenta de mediação cultural para crianças dos anos finais da Educação Infantil (na faixa etária de 4 a 6 anos). Para tal, propõe analisar, através do estudo de caso, o impacto de uma formação complementar oferecida para professores de uma Escola Municipal de Educação Infantil na prática pedagógica das participantes. A formação irá utilizar as rotinas de pensamento e imagens do acervo da Fundação Clóvis Salgado – FCS. A coleta de dados será feita por meio da aplicação de questionários e da observação participante. A análise buscará comparar os dados de forma a poder considerar a complexidade dos processos de ensino e aprendizagem. A expectativa é que os resultados poderão contribuir para o fortalecimento do ensino de artes visuais na Educação Infantil.