José Pedro Regatão
Instituto Politécnico de Lisboa/ Escola Superior de Educação de Lisboa
Comunicações orais
Potencialidades do Livro Pop-Up para o Ensino das Artes Visuais: o contributo de uma nova Unidade Curricular
Resumo
A inovação pedagógica em Educação Artística pode assumir diversas dimensões, através de modelos curriculares que promovem novas metodologias de ensino, por meio de contribuições que propõem novos entendimentos da função desta disciplina, e ainda, como propõe Acaso (2009), “trabalhar com a rutura dos estereótipos visuais” (p. 168). Observar a realidade e ir ao encontro dos interesses atuais do estudante, constitui um desafio que poderá suscitar novas aproximações a áreas específicas do saber, ainda pouco exploradas. A inovação do currículo é uma vertente importante para enfrentar um mundo em constante mudança e uma oportunidade para responder à “incerteza dos nossos tempos” (Morin, 2002, p. 19). Neste sentido, construir propostas curriculares pioneiras no ensino superior artístico, mesmo que em pequena escala, não só representa uma tentativa de aproximação da “escola à vida” como defende Dewey, como contribui para a atualização de conteúdos disciplinares. A Unidade Curricular (UC) Técnicas de Construção de Livros Pop-Up criada no ano letivo de 2022-2023 na licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias da Escola Superior de Educação de Lisboa, é uma unidade curricular optativa (eletiva) semestral, oferecida a estudantes de diversos níveis do curso. Nesta comunicação, com base nos projetos realizados pelos estudantes, pretendemos refletir sobre os conteúdos específicos desta UC, os objetivos da formação, as metodologias aplicadas na sala de aula, os processos de trabalho e os produtos finais. Tem ainda como objetivo compreender as potencialidades didáticas da criação de livros pop-up para o ensino-aprendizagem das artes visuais, através da análise da consolidação de aprendizagens no âmbito da expressão visual, e aquisição de novas competências técnicas, estéticas e cognitivas pelos estudantes. A construção de livros pop-up requer variados conhecimentos que ultrapassam as abordagens mais convencionais ao livro-objeto, desde a conceptualização de uma ideia, à engenharia de papel, passando pela relação estética-compositiva e terminando com a problemática da interação com o espetador. A metodologia por projetos constitui a abordagem pedagógica principal adotada nesta UC não só porque é uma das metodologias mais estimulantes para o pensamento criativo, mas porque a sua estrutura por etapas, permite um desenvolvimento sequencial dos diversos procedimentos operativos necessários à concretização de um produto artístico. No mesmo sentido, procurou-se promover um ensino centrado no estudante, criando um ambiente dinâmico de aprendizagem que estimule a reflexão e uma atitude experimental perante as artes visuais. A conceção e criação de livros pop-up é um instrumento pedagógico bastante completo, quer ao nível da mobilização de conhecimentos e cruzamento de saberes, quer enquanto incentivo à capacidade de concetualização de um projeto, quer ainda para o desenvolvimento da autonomia do estudante enquanto autor. Com esta comunicação pretendemos contribuir para a reflexão em torno da educação artística.