Contributos das Técnicas Experimentais de Artes Visuais e Multimédia para as Competências Essenciais
Registo: CCPFC/ACC-112421/21, Nº de horas acreditadas: 25, Distribuição de horas: Nº de horas online síncrono 15 Nº de horas online assíncrono 10
Modalidade: Curso de Formação E-learning ( Distribuição de horas Nº de horas online síncrono 15 Nº de horas online assíncrono 10)
Formação Específica para Professores dos Grupos 240, 530, 600, 999
Preço: Associados da APECV 40 Euros, Não Associados: 65 Euros
Formulário de Inscrição
Neste curso partilham-se Experiências e Conceitos de arte contemporânea como instrumentos para abordar temas importantes da sociedade em que vivemos, podendo, portanto, constituir um meio de excelência para indagação e debate. Ver aqui os trabalhos das turmas anteriores: Turma 1|
|
Cronograma: 05 de fevereiro 2022 -10h00 às 13h00; 12 de fevereiro 2022 - 10h00 às 13h00; 19 de fevereiro 2022 - 10h00 às 13h00; 26 de fevereiro 2022 - 10h00 às 13h00 e 14h30 às 17h30 TOTAL de horas síncronas: 15 horas
|
- APRENDER vocabulário específico da arte contemporânea e do conhecimento da obra de diversos artistas que permitam uma aproximação dos professores à arte contemporânea.
- Incentivar à dinamização de produções artísticas contemporâneas como propostas multimodais de construção de conhecimento.
- Explorar técnicas que possibilitem a produção artística contemporânea como processo de aprendizagem transversal .
- Motivar para implementar processos artísticos que impulsionem o pensamento crítico, ou seja, o questionamento, possibilitando o debate e a partilha, através de uma participação colaborativa. |
|
Conteúdos da ação
- discussão entre pares sobre o conceito de contemporâneo
- Artes Visuais e Multimédia: a produção artística contemporânea: apresentação e discussão de conceitos da arte contemporânea
- Artes Visuais e Multimédia a produção artística contemporânea: apresentação e discussão do trabalho de alguns artistas contemporâneos
- experimentação de técnicas de produção artística contemporânea
- apresentação dos resultados para o grupo
- técnicas artísticas contemporâneas para desenvolver as competências essenciais e os conteúdos específicos e transversais do currículo.
- avaliação |
Metodologias de realização da ação
Sessões teórico-práticas baseadas na aprendizagem colaborativa de modo síncrono
trabalhos individuais realizados assincronamente
Apresentação e discussão de trabalhos de modo síncrono de modo a fomentar a reflexão em grupo sobre a aplicação das técnicas experimentais artísticas em contextos educativos.
|
Regime de avaliação dos formandos
Relatório final individual, participação e trabalhos realizados durante o curso. De acordo com o regulamento interno do CFANAPECV do sistema de avaliação dos formandos docentes, a escala é de 1 a 10. Os parâmetros de avaliação são os seguintes: 1) assiduidade; 2) trabalho realizado; 3) participação; 4) relatório individual.
A avaliação incide sobre:
- comentários colocados no classroom , no mural Padlet e participação nas sessões síncronas do zoom ( 20%)
- trabalhos realizados e colocados tanto no classroom como no Padlet ( 60%)
- relatório de reflexão individual ( 20%)
Ver mais em: https://www.apecv.pt/pt-pt/avaliacao-cursos
|
FORMADORES: Teresa Eça ; César Paulo ou Angela Maria Mendes Saldanha Silva Gomes |
Bibliografia fundamental |
|
Oliveira, M. (2015). Arte Contemporânea para uma Pedagogia Crítica. Porto: APECV . ISBN: 978-989-99073-4-8 Disponível em https://issuu.com/apecvportugal/docs/a_arte_contempor__nea_para_uma_peda |
|
Saldanha, A. & Torres de Eça, T. (2016). Artes Visuais na Educação. Viseu: Edições APECV, ISBN : 978-989-99073-1-7 Disponível em http://www.apecv.pt/APECVPublications/ebook_apecv.pdf |
|