Curso: Fotografia Digital e Cidadania Ativa
Coimbra, 16 de maio; 23 de maio e 30 de maio de 2020, das 10.000 h às 18.00h 
Formadora : Angela Saldanha
Registo: CCPFC/ACC-107029/20,
Nº de horas acreditadas: 25
Modalidade: Curso de Formação, Destinado a: Professores dos Grupos 240, 530 e 600

Preço :  Associados da APECV  60 Euros  Não Associados:  95 Euros

Inscrições Abertas

Objetivos

Promover conhecimentos no âmbito da cultura visual e adquirir ferramentas básicas de edição de imagens fotográficas
digitais.
Promover situações de aprendizagem colaborativa para, com recurso à fotografia digital, implementar projetos
interdisciplinares nas escolas de modo a transmitir valores; conhecimentos e competências de cidadania ativa.


Conteúdos da ação


- Cultura Visual
- Educação para os Media
- Técnicas de captura de imagem fotográfica digital

- Técnicas de edição de imagem fotográfica digital
- Fotografia documental , fotografia como relato e como ação crítica
- Direitos Humanos e Fotografia ;
- A representação da multiculturalidade na fotografia
- Imagem documental fotográfica digital em Projetos de trabalho de cidadania ativa nas escolas.


Metodologias de realização da ação


sessões teórico práticas
1º sessão ( 5h) - Fotografia e cultura visual - exercícios de enquadramento a partir de Tópicos da Estratégia Nacional de
Educação para a Cidadania.
2º sessão (5 h )- Fotografia Documental/guiões técnicos de captura de imagem - exercícios de focagem; luminosidade a
partir de temas de direitos humanos.
3º sessão (5 h )- Fotografia Social/ imagem nas redes sociais — trabalho de grupo sobre direitos de autor; questões éticas
e cyberbullying
4º sessão (5 h )- Fotografia Ativista/ exercícios de edição de imagem — trabalho de grupo sobre a fotografia digital em
projetos de educação para a sustentabilidade
5º sessão (5 h )- exercícios de edição de imagem — trabalho de grupo sobre o papel da fotografia digital nas várias fases
dos projetos de trabalho dos alunos.


Regime de avaliação dos formandos


Os formandos serão avaliados a partir dos seguintes parâmetros:
- Participação: Grau de interesse e colaboração nos trabalhos de grupo e debates durante o curso
- Trabalhos realizados durante o curso: execução dos trabalhos propostos individualmente;
-Qualidade do relatório individual sobre a aprendizagem adquirida e o modo como essa aprendizagem poderá ser
implementada pelo professor na sua escola,

 

Bibliografia fundamental


Levy, Pierre ( 1997), Cyberculture . Éditions Odile Jacob.
HERNANDEZ, F. (2000). Educación y Cultura Visual. Barcelona: Octaedro
Brett, P., Mompoint‐Gaillard, P. & Salema, M. H. (2009). How all teachers can support citizenship and human rights
education: a framework for the development of competences. Strasbourg: Council of Europe Publishing.
GODOLPHIM, N. (1995). A fotografia como recurso narrativo: problemas sobre a apropriação da imagem enquanto
mensagem antropológica. Horizontes Antropológicos. Porto Alegre. Ano 1. N.º 2. Jul./Set. p.161- 185.
http://www.ufrgs.br/ppgas/ha/pdf/n2/HA-v1n2a13.pdf
Marcondes; A-S. P. (2011 ) A FOTOGRAFIA COMO CONSTRUÇÃO DO REAL NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS- Acedido
em http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/2933/1/CT_CODEG_2011_2_03.pdf