Estas ações são realizadas durante  fins de semana no atelier do ceramista Sérgio Amaral.  Pretende-se que os professores nestas ações  voltem à prática artística, através do fazer em grupo em ambiente de atelier cria-se uma comunidade onde se partilham experiências  pedagógicas e se aprende coletivamente.  

Formação Específica para Professores dos Grupos 240, 600, 530.

Formador : Sérgio Amaral,   ceramista de profissão , tem obras em coleções internacionais, Ver aqui uma entrevista com Sérgio Amaral). 

Local : Casa dos Matarrachos: Atelier de Sergio Amaral , Rua das cabeças nº33 Santa luzia  Mangualde

Modalidade : durante fins de semana em regime de residência artística 

Peças realizadas durante os cursos.


Cerâmica e construção de um forno do rakú

 Nº de horas acreditadas: 25

Preço:  Não associados 125 Euros Associados: 100 Euros. Os materiais para construção do forno individual não estão incluídos 

 Os participantes podem desenvolver técnicas de escultura cerâmica em baixo relevo e pintura cerâmica com óxidos e vidrado transparente. Neste curso quem o desejar poderá construir um forno de rakú invididual,  para levar, o orçamento para os materiais de construção do forno é cerca   de 300 Euros.

Turma 1|Formação Concluída

5 de março 2022 - das 9h30 às13h00 e das 14h00 às 18h30

12 de março 2022 - das 9h30 às13h00 e das 14h00 às19h00

26 de março 2022 - das 9h30 às13h00 e das 14h00 às19h00

Turma 2|Formação Concluída

19 de março 2022 - das 9h30 às13h00 e das 14h00 às 18h30

2 de abril 2022 - das 9h30 às13h00 e das 14h00 às19h00

30 de abril 2022 - das 9h30 às13h00 e das 14h00 às19h00

Inscrições AQUI

 

Metodologias de realização da ação
O formador proporcionará sessões teórico- práticas seguindo o modelo de mestre-aprendiz incluindo sessões  de reflexão em grupo
Regime de avaliação dos formandos
De acordo com o regulamento interno do CFPAN-APECV do sistema de avaliação dos formandos docentes a escala é de 1 a10 e os parâmetros de avaliação são os seguintes:
- Trabalho realizado. - Participação. - Relatório individual.
Bibliografia fundamental
Johann Fricke, A Cerâmica. Coleção Habitat. Editorial Presença.
Joaquim Chavarria. Modelagem. Coleção Aula de Cerâmica. Editorial Estampa

 


 

Na opinião dos Participantes: 

Cozedura Rakú

  A metodologia aplicada pelo formador, o Ceramista Sérgio Amaral, foi bastante eficaz tendo ido de encontro às expectativas dos formandos. Facultou todos os recursos necessários e esteve sempre disponível ao longo da acção contribuindo com os seus conhecimentos e aconselhamentos técnicos na elaboração dos trabalhos.
Lidou bem com a heterogeneidade do grupo em relação a experiências anteriores acompanhando e resolvendo dificuldades que surgiam para resolver os projetos individuais.

Fernando, junho 2020

 

As temáticas foram abordadas de forma clara, pertinente e dinâmica. As metodologias foram eficientes, indo ao encontro dos meus interesses/necessidades. Os conteúdos foram adequados. Para o sucesso da formação contribuiu o aprofundamento dos temas e a articulação dos conteúdos temáticos. A qualidade do formador, as técnicas, os materiais e a relação estabelecida, tudo se conjugou de forma a serem adquiridos conhecimentos de grande relevância para a minha prática docente.

Graça, junho 2020

 

Foi mais uma excelente formação com um grupo muito unido e colaborante, numa residência artística com um espaço interior e exterior paradisíaco. Ninguém se esquecerá, com certeza, do Sérgio Amaral, da APECV, do espaço, do convívio, da camaradagem, dos almoços, do jantar e do uso da máscara, em tempos de Covid.

José, junho 2020

 

 

 

 

 

NOTAS: Podem inscrever-se também docentes de outros grupos de recrutamento e outras pessoas interessadas, contudo, os créditos serão atribuídos apenas a docentes indicados no grupo de destinatários, recebendo os restantes um certificado de participação. Cada participante é responsável pelas suas condições tecnológicas de acesso ao curso, podendo a organização ajudar naquilo que estiver ao seu alcance. Após a sua inscrição, aguarde o contacto via email para efetuar o pagamento do curso. A sua inscrição é individual e apenas será válida depois da confirmação por parte da organização. A inscrição só é garantida após o  pagamento.  O curso realiza-se com um número mínimo de 10 inscrições. Caso não se atinja o número mínimo, o curso será cancelado e as inscrições pagas serão devolvidas. O prazo de desistência da inscrição, por parte das/os formandas/os, com devolução total do valor pago, é de 20 dias antes da data de início do mesmo. Entre 19 e 15 dias antes do dia de início do curso será devolvido 40% do valor da inscrição. No prazo inferior a 15 dias antes do dia de início do curso não será efectuado o reembolso de qualquer valor da inscrição. O desconto para pessoas associadas da APECV só é aplicado mediante as quotas em dia.