Auta Inês Medeiros Lucas d’Oliveira
Universidad de Antioquia
Comunicações orais
Fluxos formativos de arte-educadores
Resumo
Este trabalho trata sobre uma pesquisa doutoral em andamento, cujo objetivo trata de recorrer espaços intersticiais entre a educação artística e as artes performáticas para compreender os fluxos formativos que caracterizam os saberes e práticas dos arte-educadores, aqueles que se percebem como obras humanas em permanente processo de criação, que além do mais criam outras obras essencialmente humanas. Neste sentido, se utiliza a metodologia A/R/Tográfica para conceitualizar tais fluxos a partir da noção de “formatividad artística”, escapando da lógica tradicional da “formación pedagógica”. O trabalho de campo contou com a participação de uma comunidade A/R/Tográfica composta por nove arte-educadores de Brasil e Colômbia, os quais discutiram e criaram uma obra colectiva de videoarte (videoperformance e videoinstalação) sobre os fluxos formativos que atravessam os corpos arte-educadores. A obra A/R/Tográfica resultou em um evento artístico-pedagógico realizado em um espaço cultural de Medellìn e na composição teórica de onze flujos formativos.