Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual , 2019

Como Associação de professores de artes visuais interessa-nos uma produção cultural virada para a educação  que traga novas formas de ensinar a arte. A APECV este ano, com o tema  'Paisagens', aposta nos cruzamentos disciplinares e nos processos artísticos  que abrem portas para a educação: para  a experimentação de pedagogias  em contextos de aprendizagem ao longo da vida e nas escolas. Queremos fazer laboratórios  com o formato de residências artísticas onde os artistas promovem diálogos com a comunidade, com o entorno da quinta da Cruz onde se situa a sede da APECV; com escolas que queiram participar visitando as exposições e visitando os artistas durante as residências. Queremos também promover a formação dos profesores através do contacto com artistas e especialistas de Educação ambiental e Património Natural e Construído. No Projeto Paisagens convidam-se artistas; professores artistas e vários especialistas em Paisagem; Território e Ambiente  para uma reflexão sobre a paisagem com uma vertente colaborativa. .O projeto integra várias residências artísticas que resultam em exposições na sala -1 da quinta da Cruz e  no espaço envolvente da quinta. As obras  na fase de processo ou de exposição   implicam atividades com  membros da comunidade  geográfica da Quinta da Cruz e visitantes de escolas; IPSS e centros sociais. O projeto  Integra  também uma conferência sobre temas realacionados com Educação Ambiental e Educação para o Património a realizar durante o 32º Encontro dfa APECV.

Residências   Março de 2019:

- O Jardim das ervas daninhas-  Residência com  María VIdagañ, artista e professora artista de Saraçoça,  durante a semana de 18 a 23 de Março de 2019

- Paisagens do EsquecimentoResidência com Maja Maksimovik , professora e investigadora em performance artística  da Universidade de Belgrado e Drazán, performer  de  Belgrado , Maja e Drasan  na quinta da Cruz de 19   a 23 de Março de 2019. Na performance final durante a conferência sobre Paisagem, Os artistas  focaram questões da paisagem na cidade de Belgrado e da condição pós-humana.  

-Conferência: 23 e 24 de março de 2019 ( Durante o 31º Encontro da APECV)

Auditório da Quinta da Cruz, Viseu- Tema: Paisagens- Educação Artística e Educação Ambiental- Discursos Transdisciplinares sobre Altereaçoes Climáticas- A Paisagem na Arte/ Arquitetura/ Design Contemporâneos. 

Esta conferência  foi acreditada como curso de Formação de Professores

 

O caminho das Estrelas ( Abril de 2019)

Residência Nómada

Residencia nómada entre Santiago de Compostela e Fisterre com vários  artistas e professores artistas que integraram o projeto Cadernos Colaborativos realizado entre  2015 e 2017 ( Maria Jesus Agra-Pardiñas; Cristina Trigo; Joan Valles; Paulo Emílio; Dori Negro; Estrella Luna; Hester Elzerman; Maja Maksimovik  Angela Saldanha;  Emilia Lopes; Teresa Torres),  a residência procura experimentar o termo  'walking pedagogy' como processo construtivo de conhecimento e aprendizagem artística. Como   registo  e produção artística   serão desenvolvidas  cartografias; cadernos de artista colaborativos; narrativas tridimensionais que serão publicados electronicamente ( open source)  e  impressos em serie de autor. 

 

Exposição : Cartografias da Cidade. 7 artistas 7 palavras 1 cidade.

Quinta da Cruz. Sala -1, de 21 de setembro a  31 de dezembro de 2019

Exposição : Look, make, think!

Curadoria Hester Elzerman- do grupo ' Welcome Stranger'.  Holanda

Quinta da Cruz. Sala -1, 27 de julho a 15 de setembro