Adriana Lopes dos Santos Prado
Universidade Nova de Lisboa
Projeto “Escuela Vecina – Niñas y Niños guías”
Resumo
O Projeto ”Escuela Vecinas- Niñas y Niños” é um programa educativo do Museu de Arte Contemporânea de Lima (MAC Lima) que vincula o museu e as escolas públicas do distrito de Barranco, Lima, Peru. Trabalhando de maneira colaborativa entre ambas as instituições, se desenvolve sessões pedagógicas nas aulas e nos espaços do museu. Por meio de laboratórios relacionados às exposições, são fornecidas ferramentas desde as artes e a educação que permitem ao estudante refletir e interpretar sobre os conteúdos expostos para estabelecer a mediação com o público. Dessa maneira gera-se um vínculo entre os estudantes e o museu fora das aulas, concebendo o museu como um espaço de jogo, familiaridade e aprendizagem. Durante o ano escolar se trabalham sessões em sala de aula e no museu – com estudantes do 4º, 5º e 6º anos da primária onde se desenvolvem diversos temas vinculados às exposições, como por exemplo, tema relacionado à migração. Estes temas são reforçados através de atividades onde os estudantes se aproximam das obras com múltiplas linguagens artísticas. Finalmente realiza-se uma apresentação dos seus trabalhos e uma visita participativa liderada pelos estudantes. MAC Lima e a escola I. E. 7032 Virgen del Pilar vêm trabalhando de forma colaborativa desde o ano 2015 e neste projeto conseguiu se estabelecer através de um acordo institucional, que tem relação com a Embaixada da Alemanha e a Comissão da Comunidade Europeia. Tal vinculação incorpora-se ao campo de ação da redução da xenofobia e promoção da coexistência pacífica cujas temáticas estão transversalmente relacionadas à formação da cidadania. Vale ressaltar que o projeto baseia-se nos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (ODS), particularmente, no Objetivo 4 que prima sobre a educação de qualidade, tem como meta que os alunos adquiram conhecimentos teóricos e práticos para promover o desenvolvimento sustentável. Isto inclui a educação para o desenvolvimento sustentável, estilos de vida sustentável, direitos humanos, igualdade de gênero, cultura da paz, cidadania global e valorização da diversidade cultural e a contribuição da cultura ao desenvolvimento sustentável.