Andreia Dias – Educação – Escolas e outras Instituições Educativas, Crianças e Famílias, CAM – Centro de Arte Moderna, da Fundação Calouste Gulbenkian
Lugar: transformações no território da educação artística
Resumo
Lugar é um projeto de educação e criação artística do setor de educação do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, com escolas, centrado na ideia de lugar enquanto espaço de construção de identidade, de relação, de memória e de poder defendendo uma sociedade plural com múltiplas vozes, lugares de fala; e o desenvolvimento de um pensamento crítico e criativo fomentador de debate, imaginação e criação. Este ano letivo, o segundo do projeto, conta com 3 escolas, 5 professoras e 1 professor, 3 mediadoras, 139 alunos (do 3º e 4º anos) e um artista em residência. A ideia de LUGAR define-se como elemento estruturador das ideias numa multiplicidade de aceções que permitem abordar o exercício da cidadania no respeito pelas memórias, identidades, origens, visões e legados de todos os envolvidos a partir do campo da educação artística, como o espaço onde todos confluímos e vivemos em conjunto, a partir dos muitos lugares de onde vimos e dos lugares que somos (trazemos connosco), e os lugares que juntos sonhamos e concretizamos. Juntos, museu e escola poderão contribuir para a transformações no território da educação artística?