Skip links

Mantra Da Paz em Santiago de Compostela

16 e 17 de novembro levámos a Ação Mantra da Paz para Santiago de Compostela. No dia 16   com a exposição de um dos  Mantras da Paz realizado durante os Jardins Efémeros  com grupos da região de Viseu durante o Congresso de Literatura e Educação Artística Liter 21, na Universidade de Santiago Campus Sul.  No dia 18 com a exposição  do mantra   no Museo das Peregrinacións e de Santiago. Fizemos também   uma ação de rua onde bordámos mais quadrados para a Paz com os passeantes.  Tivemos a  colaboração  do Grupo Liter21 (USC) e do coletivo C3.

Durante a manhã  peregrinos, turistas e habitantes de Santiago  juntaram.se  a nós no ato de bordar e conversar sobre a Paz .   Sentimos mais que nunca  a força do artivismo, neste caso seria ‘bordartivismo’, as relações estéticas e empáticas que se criam no ato de bordar uma mensagem.  Talvez  porque se  criam situações onde as pessoas colaboram num discurso coletivo  sobre  questões que importam a todos,  vozes anónimas em quadrados de tecido, na humildade do fazer artesão,   um ponto de cada vez, quadrados que com o seu tempo se juntam e viajam.

 

 

Os participantes ficaram impressionados com o impacto do Mantra de Viseu, e logo perguntaram para onde iriam os quadrados que se bordavam, explicamos que  iriam ser cosidos num terceiro Mantra que irá viajar até ao Brasil.  Algumas pessoas levaram quadrados para fazer em casa, Fernanda, professora reformada disse que iria convidar o clube de leitura onde participa para  bordar quadrados para o mantra.  Um habitante de Santiago, refugiado Croata agradeceu o tempo que passamos com ele. Um casal que vinha num grupo de turistas disse ser muito importante o que estávamos a fazer.

Ver mais

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência na web.