Título Projetos educativos a partir das artes têxteis

Área de Formação B - Prática pedagógica e didática na docência

Modalidade Oficina de Formação                                                                                                                              

Regime de Frequência Presencial                                                                                                                              

Duração
Horas presenciais: 18    Horas de trabalho autónomo: 12

Nº de horas acreditadas: 36

Cód. Área   Descrição

Cód. Dest. 19   Descrição Professores dos Grupos 600, 240, 530

DCP 19   Descrição Professores dos Grupos 600, 240, 530

Nº de formandos por cada realização da ação
Mínimo 5    Máximo 20

 

 

Formadores

CÉLIA CRISTINA SILVA FERREIRA

Razões justificativas da ação e a sua inserção no plano de atividades da entidade proponente
As artes e ofícios têxteis são parte importante da vida humana desde o início da civilização. Proteger o corpo, revelar a personalidade, decorar espaços de habitação e proteger as possessões são as suas funções fundamentais, que se mantiveram ao longo dos séculos.

No âmbito da cultura local, o património e em particular as artes têxteis são recursos educativos riquíssimos na promoção da educação multicultural. Apesar de na prática educativa o trabalho têxtil ser pouco valorizado pelos professores muitos artistas e designers contemporâneos utilizam técnicas e suportes das artes têxteis nas suas criações. Acreditamos que ao saber mais sobre as tecnologias têxteis os professores poderão abordar estas técnicas artísticas contextualizando-as dentro da diversidade cultural e criatividade.

Objetivos a atingir
Motivar os educadores e os professores para desenvolverem projectos educativos com os seus alunos utilizando tecnologias têxteis

Conteúdos da ação
• Contextualização histórica: artes têxteis no Ocidente e no Oriente (3h) 
• Aspetos Técnicos: produção de materiais; sustentabilidade - Artes têxteis e Projetos educativos
• Aprender processos básicos e técnicas das artes têxteis (7h) 
• TECER
• TINGIR
• ENLAÇAR ( croché; tricot, picô cordas e nós )
• BORDAR CORTAR, COSER(Criar superfícies e volumes) (4h)
• Apresentação dos projetos educativos realizados com os alunos (4h)

Metodologias de realização da ação

Presencial
  
Trabalho autónomo

- Sessões teóricas sobre contextualizações históricas e tecnologias
- Sessões teórico-práticas sobre tecnologias têxteis: suportes; superfícies; ferramentas e processos
- Sessões práticas de aplicação da tecnologias
  
realização de um projeto de trabalho com os alunos onde se utilizem tecnologias têxteis na sala de aula para desenvolver princípios das aprendizagens essenciais nas disciplinas de Educação Visual; Educação Tecnológica, Oficina de Artes; Oficina de Design; Materiais e Técnicas de Expressão Plástica (15h)

Regime de avaliação dos formandos
Participação; trabalhos realizados durante o curso e relatório individual
A escala  de avaliação é de 1 a 10.
Os parâmetros de avaliação são os seguintes:
-Assiduidade;
-Trabalho desenvolvido nas diversas sessões de formação;
-Apresentação individual do trabalho;
-Qualidade do relatório individual sobre a aprendizagem adquirida e o modo como essa aprendizagem poderá ser implementada pelo professor na sua escola.

Bibliografia fundamental

Bienal de Arte Textil Contemporânea - Catálogo Contextil (2016), acedido em 29/05/2019 em https://www.google.com/url?url=https://issuu.com/ideiasemergentes/docs/c...

Dora Iva Outerelo Forja Rita (2016) ARTE TÊXTIL CONTEMPORÂNEA E SUSTENTABILIDADE. Tese de Doutoramento, acedido em 29/05/2019 em http://www.google.com/url?url=http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/2...

Maria Isabel Felgueira e Sousa Quaresma Novais (2014) POR UM FIO-Intersecções entre desenho, têxtil e corpo numa prática artística. Tese de Mestrado, acedido em 29/05/2019 em https://www.google.com/url?url=https://repositorio-aberto.up.pt/bitstrea...

Maria José Parreira Carioca (2013) ARTES E OFÍCIOS TÊXTEIS NO INCREMENTO DA CRIATIVIDADE DE JOVENS. Tese de Mestrado, acedido em 20/05/2019 em https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/3682/1/TeseMariaCarioca.pdf

Teresa Matos Pereira (2017) A pele bordada, o corpo presente e o tempo tangível na obra de Ana Teresa Barboza. Artigo online Revista Estúdio vol 9 nº 22 jun 2018, acedido em 29/05/2019 em http://www.scielo.mec.pt/pdf/est/v9n22/v9n22a10.pdf

Se quer solicitar a realização desta oficina para um grupo organizado, por favor contacte-nos .

 

 Registo de acreditação CCPFC/ACC-104168/19